40º Festival da Melancia. História do seu nascimento

Por Aziz Junior

Sempre tive curiosidade em saber como e quando começou o Festival da Melancia de Arari. Em conversa informal com meu pai, acabei sabendo do seu nascimento. Como o causo é extremamente pitoresco, decidi compartilhar com os amigos do face. Divirtam-se!
O Festival nasceu há 33 anos por iniciativa do Grêmio Arariense dos Estudantes, famoso GAE, hoje Fundação Cultural de Arari.
É que na época, o pároco da Igreja Nossa Senhora das Graças, Pe. Clodomir Brandt e Silva, de saudosa memória, não gostava da ideia de celebrações paralelas aos festejos de Nosso Senhor Bom Jesus dos Aflitos, chamada popularmente de Festa de Bom Jesus, como, por exemplo, festas dançantes em clubes ou outros lugares. Quando a rapaziada entendia de promover as ditas festas, o pároco determinava o encurtamento dos festejos de Bom Jesus, fechando mais cedo a Igreja e, até mesmo, encerrando as atividades da Praça da Matriz, onde todos se encontravam para o papo das celebrações religiosas.
Então, o GAE, como era mais conhecido o Grêmio Arariense dos Estudantes, resolveu atender aos reclamos dos jovens promovendo o I Festival da Melancia, em data coincidente com os festejos religiosos, a fim de que todos tivessem satisfeitos os seus desejos, tanto os mais velhos, quanto os mais novos.

Tendo obtido sucesso absoluto de público na primeira iniciativa, o GAE decidiu dar caráter permanente ao Festival da Melancia. Mais amadurecido com o passar dos tempos, as principais lideranças do movimento estudantil fixaram calendário móvel para os festejos da melancia, respeitando a época da colheita e distanciando um pouco mais da data de Bom Jesus, para que não houvesse conflito de público e de gerações. Essa é a história! Ah, aproveito para convidar a todos para o Festival, que será realizado nesse final de semana, com início dia 29 do corrente mês, com término dia 01/10/2017.

 

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *