Arari está criando o Instituto Histórico e Geográfico

O município de Arari se prepara para receber mais uma importante instituição de cunho cultural e científico especificamente voltada para a pesquisa e para o conhecimento no âmbito da História e da Geografia.
Trata-se do Instituto Histórico e Geográfico de Arari (IHGA), que, a exemplo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), a entidade local terá por objetivo coligir, metodizar, publicar ou arquivar os documentos necessários para a História e a Geografia do Brasil, do Maranhão e de Arari, respectivamente.
No caso da futura instituição arariense, também como as demais respeitará os preceitos de correspondência com as demais associações congêneres do mundo e, com certeza, a publicação da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Arari, impressa e digital como acontece com as entidades do âmbito estadual e nacional.
Segundo informações prévias dos idealizadores e organizadores da fundação e instalação do IHGA, a entidade manterá vínculo direto com as duas academias de letras atuantes em Arari, a Academia Arariense de Letras, Artes e CIências (ALAC) e Academia Arariense-Vitoriense de Letras (AVL).
O Instituto é uma iniciativa do pesquisador, escritor e jornalista arariense, João Francisco Batalha, acompanhado na empreitada, até então, por nomes como Adenildo Bezerra, Rômulo Soares, Cleilson Fernandes, Manoel Messias, Isidoro Oliveira Filho e Leonardo Bastos.
No dia 18 de março foi realizada uma sessão privada para discussões e encaminhamentos. Outra sessão também privada será realizada no dia 20 de abril para aprovação do Estatuto e eleição da primeira Diretoria e Conselho Fiscal. A instalação do IHGA com posse diretoria é prevista para o dia 1º de junho, em Sessão Solene pública, comparticipação de autoridades e representação da sociedade civil organizada.

Imagem de capa: IBGE

Contéudo: A1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *