Iniciativas no município de Arari incluem construção de poços com reservatórios, de balsa para captação de água e aquisição de ambulância
Mais de R$ 1,9 milhões foram investidos no município maranhense de Arari pela Vale entre os anos de 2017 e 2019, em ações efetivas de melhorias nos setores de saúde e geração de trabalho e renda, que chegaram à sede da cidade e a comunidades como Bacabalzinho, Mata, Bamburral, Morada Nova, Barreiros, Bonfim, Félix e Trizidela. Ao todo, mais de 52 mil pessoas foram beneficiadas.
Estes dados expressam os projetos realizados em parceria com a Prefeitura Municipal, o Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM) e a Vale. O CIM faz a interveniência dos projetos apresentados pelas Prefeituras Municipais localizadas nos municípios vizinhos à Estrada de Ferro Carajás. A cidade de Arari é um dos 24 municípios vizinhos à EFC no Maranhão.
Entre os projetos financiados pela Vale em parceria com o poder público municipal e o CIM, estão: a instalação de 10 dessalinizadores para poços das comunidades do município, poços com reservatórios (de 20.000 a 30.000 litros), construção de balsa para captação de água e aquisição de ambulância de suporte básico.
Outra forma de apoio, acontece em parceria com as Associações de Moradores com projetos voltados à geração de renda, com fomento a negócios sociais que valorizam a vocação de cada comunidade. Isso inclui negócios nas áreas de panificação, avicultura, bovinocultura, beneficiamento de polpas de fruta, suinocultura, melhoria de instalações físicas e produção de farinha, além de um trabalho específico com as mulheres para qualificação de doces e salgados.
Combate à Covid-19
Como ação de prevenção e combate ao novo coronavírus, o município de Arari recebeu a doação de álcool e sacos de resíduos da Vale, além de 100 unidades de protetores faciais produzidos pela equipe da Estação Conhecimento (Fundação Vale).
“Para a Vale é uma grande satisfação poder contribuir com o desenvolvimento dos territórios onde atua, por meio de parcerias com o poder público nas áreas de educação, geração de trabalho e renda, saúde e infraestrutura. Assim, nos sentimos parte da história dos municípios e da vida das pessoas que neles moram”, concluiu Giselly Pinto, gerente de Relações Institucionais da Vale, no Maranhão.
Informações Assessoria de imprensa da Vale