ALAC realiza sessão de homenagem e posse de acadêmico em Arari

Depois de um longo período de recesso de atividades presenciais por consequência da pandemia do Coronavírus, a A Academia de Letras, Artes e CIências (ALAC) reiniciou seu calendário institucional com Reunião de Trabalho, na tarde deste sábado (12) e Sessão Solene aberta ao público à noite.

Realizada no Salão do Colégio Arariense, com início às 19h30Min., a programação contou com Sessão Solene de posse de novo acadêmico e Sessão da Saudade em homenagem (Declaração Post Mortem) a um dos confrades da casa falecido no final de 2019.

A primeira parte do cronograma da noite, foi a posse do mais novo Imortal na ALAC. Eleito em março de 2019, com seu ato de posse da noite de ontem, Rafael Pereira passa a ser titular da Cadeira 8, patroneada por Raimundo Sousa Fernandes (Dico Caiçara).

Na Cadeira 8, o novo acadêmico sucede o acadêmico Muniz Pinto, falecido em 2018, fundador da referida cadeira e que foi membro muito presente e atuante na ALAC, antes sendo também notável integrante da academia de origem, a AVL.

O novo imortal – Rafael Pereira é arariense. Doutor em Biotecnologia pela Universidade Estadual do Ceará – RENORBIO, é Mestre em Biotecnologia de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará-UFC.

Especialista em Análise Clínica e Microbiologia pela Universidade Cândido Mendes- UCAM e em Gestão e Coordenação Escolar pela Faculdade Latino Americana de Educação-FLATED, é Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Franca.

Atualmente é Professor Universitário na Faculdade Alencarina de Sobral-FAL e no Colégio Maria Imaculada-CMI, assim como Técnico de Laboratório no Centro Universitário Inta- UNINTA.

Desenvolve pesquisa na área de antimicrobianos, antibiofilmes e perfil de virulência de óleos essenciais e metabólitos secundário de plantas da região. Na área da educação, atua no desenvolvimento de metodologias ativas e educação não linear.

Sessão da Saudade

Falecido em fevereiro de 2020, o acadêmico Manoel Messias deixou uma grande lacuna da ALAC e na vida cultural de Arari. Cronista e poeta, artista plástico construtor de maquete, ex-jogador de futebol. Garrincha arariense, como era conhecido era titular da Cadeira 22, patroneada por Kleber Ribeiro Fernandes.

Com o advento da pandemia somente agora a Academia pode realizar o ritual de despedida formal do confrade falecido. O com a Declaração Post Mortem de ontem e a declaração de vacância da Cadeira 22, a ALAC abre a possibilidade de candidatura para sucessão.

Confrades e confreiras, familiares e amigos prestaram homenagem póstuma ao acadêmico Messias em um belíssimo e emocionante momento de expressão de saudade e admiração.


Por A1, com informações da ALAC. Foto da sessão: ALAC; foto do novo acadêmico: Acervo pessoal de Rafael Pereira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco!