Banco Central também criou mecanismos que auxiliam o cliente a recuperar seu dinheiro.
O Banco Central (BC) fez mudanças no PIX para permitir novas transações em horários noturnos. O banco também criou mecanismos que auxiliam o cliente a recuperar seu dinheiro, caso sejam enganados e caiam em fraudes. A novidade foi divulgada pelo BC nesta segunda-feira (22).
A mudança nos horários permite fazer novas faixas de transações noturnas e dá mais autonomia pro cliente escolher qual é o melhor horário para fazer operações com valores limitados em R$ 1.000.
O novo horário disponível para a escolher é de 22h às 6h. Antes o padrão era de 20h às 6h. A mudança poderá ser solicitada pelo cliente em sua agência, e os bancos precisam disponibilizar a opção até o dia 22 de julho de 2022.
O BC já havia aprovado também o bloqueio preventivo dos recursos do cliente em caso de suspeita de fraude, notificações obrigatórias de transações que forem rejeitadas, e devolução dos valores recebidos em casos em que há fundamento para suspeita de fraude, ou de falha operacional nos sistemas das instituições financeiras participantes. Com informações Oimparcial Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.