O médico Dr. Leonardo Bastos, esteve hoje na sessão da câmara municipal de Arari, onde foi falar sobre a hanseníase e levar ao conhecimento de todos que no município de Arari tem índice elevado da referida doença.
Segundo o boletim, o Maranhão foi o segundo em novos caso da doença, de 2016 a 2020, ficando atrás apenas de Mato Grosso. Além disso, o Estado é o 3º em taxa de detecção geral de casos novos de hanseníase por 100 mil habitantes de 2010 a 2021.
Ainda segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, apesar de o Maranhão ainda estar entre os Estados com mais diagnósticos de Hanseníase no Brasil, o número de casos da doença diminuiu no Estado nos últimos três anos, sendo que:
- em 2019, foram confirmados 3.078 casos da doença
- em 2020, o número de casos caiu para 1.869 ocorrências
- em 2021, foram notificados 1.824 casos
O médico fez uma live com os profissionais da educação, supervisores e diretores para falar sobre a hanseníase no município. Uma recente pesquisa aponta que no Maranhão, o maior número são adolescentes de 15 anos. Isso é preocupante porque são alunos que estão na sala de aula.
A doença é contagiosa e precisa de cuidados, pois pode ser transmitida através do contato de esta próximo ou através da saliva com paciente que ainda não começou o tratamento.
“É preciso que todos nós estejamos juntos no combate por varios casos da doença. Tanto o poder público como sociedade civil, porque é preocupante quando temos menor de idade com essa doença”. Ressalta Dr. Leonardo.
Está acontecendo campanha nas cidades de Arari, Vitória do Mearim, visando agilizar o diagnóstico oportuno da hanseníase, que vai ajudar reconhecer no corpo sinais e sintomas que podem estar relacionados à doença.
No poder Legislativo o médico Dr. Leonardo Bastos pediu que todos abraçassem a causa porque o município de Arari está entre as cidades com vários casos da bactéria. Os vereadores presentes prontamente se comprometeram trabalhar para que a doença não avance no município.
O presidente da casa o vereador Evando Piancó, disse estar engajado nessa causa em prol da população arariense.