Estação Conhecimento recebeu a visita de projetos sociais de comunidades de São Luis, em Arari.

Projetos sociais de comunidades em São Luis (MA) visitaram a Estação Conhecimento de Arari na quinta-feira (17) como parte de uma formação promovida pelo eixo de investimento social da Vale nas comunidades das operações do Porto do Itaqui e Estrada de ferro Carajás.

A vivência na EC Arari foi marcada por oficinas pedagógicas mediadas pelos educadores no intuito de apresentar a proposta da organização, na prática, para os 30 visitantes, dentre eles educadores sociais, educadores físicos, líderes comunitários e assistente social.  

O tour pela Estação Conhecimento de Arari iniciou no Núcleo de permacultura com a oficina “animais dispersores” para falar sobre ecossistema e sustentabilidade, logo após, o grupo vivenciou a “Programação desplugada” no laboratório de robótica LAB MAKER, e a visita foi finalizada no Universo sensorial – sala de recursos multifuncionais – onde puderam experimentar os recursos e dialogar sobre a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência.

A visita é parte do processo de formação que está sendo promovido pelo eixo de investimento social da Vale nas comunidades das operações do Porto do Itaqui e Estrada de ferro Carajás, por meio do Projeto Ciranda da Educação, executado pela ACIB (Associação Comunitária Itaqui Bacanga). 

“O fato de estar localizada em zona rural, próximo à vegetação e animais, já causou identificação, pois também trabalhamos no atendimento de comunidades rurais. Nos inspiramos desde o visual dos espaços que são coloridos e abrangem diversas atividades, sendo espaços estimulantes para as crianças. Trazer essa vivência para o corpo pedagógico do Ciranda e equipe ACIB nos faz perceber outras formas de fazer, de atrair as crianças, de ensinar e despertar o conhecimento”. Disse Leila Andrea, gerente de projetos ACIB).  

A programação pensada pela EC Arari visou a visitação aos espaços em formato de troca de experiências e ampliação do repertório dos projetos sociais envolvidos.  

O Projeto Ciranda da Educação assiste projetos sociais de 4 comunidades ludovicenses, que atuam com cerca de 340 crianças e adolescentes, ofertando reforço escolar, inclusão digital, educação física, fortalecimento de vínculo familiar e comunitário, entre outras ações. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco!