Acontece nesta terça (14) e quarta-feira (15), a III Conferência Municipal de Educação de Arari (COMEA). Promovida pela prefeitura, com organização da Secretaria Municipal de Educação (Semed), terá participação de representantes do governo, da classe educacional e da sociedade civil locais. A conferência discutirá o tema “Inclusão, equidade qualidade e contemporaneidade: compromisso com o futuro da educação arariense”.
Além de debater o tema no contexto local, a conferência avalia ações desenvolvidas, faz um diagnóstico do cenário educacional arariense e elege prioridades a política pública de educação no município. Durante a programação do encontro também são eleitos delegados para representar Arari na conferência estadual, a acontecer na capital São Luís.
O secretário de Educação, Marcelo Santana, comentou a realização do evento. “Trata-se de um momento marcante para a educação municipal, pois é onde a sociedade, profissional do setor e a gestão educacional local dialogam sobre as questões mais importantes e definem prioridades que farão parte do planejamento e plano de ação do município” – destacou.
A conferência será aberta às 18 horas desta terça-feira (14), na Casa do Professor. Após cerimônia de abertura acontecerá a conferência magna, com o professor Emerson de Araújo, especialista em Educação Profissional, coordenador da União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação no Maranhão (UNCME/MA) e membro do Fórum de Educação do Maranhão.
Na quarta-feira (15), a partir das 8 horas, na Escola Raimunda Marques, serão realizados grupos de trabalho (GTs), para discussão dos eixos temáticos do Plano Nacional de Educação (PNE): avaliação das diretrizes e metas; uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação; e Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção.
Plenária com propostas para definição de prioridades para a política educacional do município e eleição de delegados para a conferência estadual encerrarão o evento ao final do dia.