A convite da equipe diretiva da Escola Municipal José Joaquim Batalha, do povoado Moitas, o cabo Otsuka e o soldado M. Lima, da Polícia Militar em Arari, estiveram em visita à unidade de ensino, para palestra motivacional e socioeducativa com alunos dos anos finais do ensino fundamental.
Ao público composto por alunos do 6º ao ano 9º ano, foi realizada palestra/roda de conversa sobre atenção dos adolescentes em relação à indisciplina e evasão escolar, perigo das drogas, organização e funcionamento de facções, bem como aliciamento e recrutamento de adolescentes a jovens na região. Além disso, foram abordadas questões como infrações cometidas por menores, medidas socioeducativas e de ressocialização aplicáveis a adolescentes infratores e boas práticas para o desenvolvimento pessoal na família, na escola e na sociedade, por parte dos cidadãos dessa faixa etária.
Foram destacados também aspectos sobre comportamento adolescente, boa vivência comunitária e escolar, violência e segurança pública. Também foram explanadas questões como resolução de conflitos pelo diálogo, justiça e força ostensiva policial, como medidas de controle social.
Os policiais destacaram o papel comunitário e socioeducativo da Polícia Militar como ação preventiva e de proteção do cidadão, a exemplo de situação de tráfico de drogas, aliciamento de menores, enfrentamento dos diversos tipos de violência – incluindo bullying – e manutenção da ordem.
Ao final, os agentes ouviram e responderam questionamentos de alunos e professores. Por fim, informaram que realizarão encontro com os pais dos alunos da comunidade escolar com a mesma finalidade e se colocaram à disposição da escolar e da rede de ensino, para realização de ação semelhante em outros pontos do município.
Outra ação comunitária recente dos policiais em Arari foi um encontro de confraternização para comemoração do Dia das Crianças, em um dos bairros da cidade.
No dia 12 de outubro, em parceria com a moradora Elziane Andrade e colaboração do empresariado local, realizaram distribuição de lanches e brinquedos às crianças na rua da Barragem, em uma das áreas periféricas da cidade.
“A polícia tem um importante papel comunitário e de prevenção por meio de ações socioeducativas e outras semelhantes. A sociedade pode entender a ação policial como parceira no trabalho educativo e de enfrentamento das questões que ameaçam o adequado desenvolvimento e o bem-estar do cidadão e da sociedade” – destacou o cabo Otsuka.
“Esse trabalho realizado com escolas e a comunidade pode ser visto por nós e pelo cidadão como uma semente lançada e que pode ter bons e expressivos frutos percebidos a médio e longo prazo, prevenindo que crianças e adolescentes sejam aliciados por influência negativas quanto ao seu desenvolvimento e segurança”. – enfatizou o soldado M. Lima. Com informações ArariNews