A Estação Conhecimento de Arari foi homenageada com menção honrosa no Teatro Arthur Azevedo, após apresentação do espetáculo ‘Pororoca’ na 16° Semana Maranhense de Dança. A homenagem se deu na cerimônia de premiação, onde a EC Arari fez a abertura da solenidade.
O espetáculo nomeado Pororoca – em referência ao fenômeno natural em que a água doce do rio Mearim se encontra com a água salgada – foi protagonizado por um grupo de oito atendidos na Estação conhecimento na faixa etária de 14 anos, conduzidos pelos educadores do Programa de cultura Gilvan Santos e Edilson Coelho, em parceria com o dançarino arariense Riquelme Sanches.
Inicialmente apresentado no dia 27 de novembro na Mostra coreográfica II, que aconteceu na praça Antônio Vieira em São Luís (MA), o espetáculo teve grande repercussão e o convite se estendeu para a cerimônia de premiação da Mostra Competitiva no teatro, onde a EC Arari levou o prêmio “Brasilidades Maranhenses” em reconhecimento à coreografia que traz para cena “corpos, discursos e poéticas que nascem das entranhas do Maranhão para tomar o Brasil”, segundo o discurso de premiação.
A proposta da coreografia foi trazer à memória a influência do rio Mearim aos costumes locais, representando as atividades em torno do rio, como o cotidiano dos homens pescadores, das mulheres lavadeiras e das crianças e adolescentes que garantem a diversão por meio da capoeira.
A 16° Semana Maranhense de Dança é um festival que visa olhar para seu regionalismo e para as produções que emergem no cenário norte e nordeste. Em 2022 trouxe como tema Brasilidades Maranhenses.