A Estação Conhecimento de Arari e a Comissão Intersetorial do Selo Unicef promoveram roda de conversa para discutir “A Importância da Família na Proteção de Crianças e Adolescentes”.
O evento, contou com a participação de 110 pais e responsáveis dos atendidos pela Estação Conhecimento Arari, representantes do Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes, Organizações Sociais do município de Arari e das Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Assistência Social.
Durante o Evento a Defensora Pública, Drª Evyly Melo Queiroz, explicou que a violência sexual é uma violação dos direitos sexuais, porque abusa e/ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade cronológica, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social, que a violência sexual, abuso ou exploração, pode ocorrer no ambiente intrafamiliar, quando há relação de parentesco entre vítima e agressor e extrafamiliar, quando não há uma relação de convivência familiar entre agressor e vítima. Falou sobre o crescente número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes a nível nacional, opções de identificação precoce de situações de risco, formas de denúncia e encaminhamento adequado para os órgãos competentes. Explicou também a atuação da Defensoria Pública, pontuou sobre o papel dos pais responsáveis na promoção de um ambiente seguro e acolhedor.
Os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências, compartilhar suas dores e discutir estratégias eficazes para fortalecer o apoio familiar na proteção de crianças e adolescentes em situações de risco.
Para finalizar o dia, os pais e responsáveis visitaram os estandes de orientação preparados pelas Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Assistência Social.
Essa ação fez parte da programação semanal realizada pela EC Arari em prol da campanha Faça Bonito, em referência ao dia Nacional do Combate ao Abuso e exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes – 18 de maio.
“É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”
Art. 4º (Estatuto da Criança e do Adolescente)
Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, denuncie! Isso pode ajudar meninas e meninos que estejam em situação de risco. As denúncias podem ser feitas a qualquer uma dessas instituições:
Conselho Tutelar da sua cidade;
Disque 100
Escola, com os professores, orientadores ou diretores;
Delegacias especializadas ou comuns;
Polícia Militar, Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal;
Número 190.
Conteúdo EC