Jovens da Estação Conhecimento de Arari participam da Mostra de Profissões da UEMA

O mercado de trabalho no Brasil passa por mudanças significativas. Apesar da redução da taxa de desemprego, ainda há desafios relacionados à informalidade, desigualdades regionais e acesso limitado a empregos formais e qualificados, especialmente entre jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Dados recentes apontam que 8 milhões de brasileiros estão desocupados, e o maior impacto recai sobre quem tem menor escolaridade ou vive longe dos grandes centros urbanos.

Diante desse cenário, iniciativas que aproximam os jovens do universo acadêmico têm ganhado importância. Jovens atendidos pela Estação Conhecimento de Arari, participaram da Mostra de Profissões da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A atividade foi organizada pelo Eixo Juventudes e teve como objetivo apresentar os cursos e espaços acadêmicos da instituição.

Durante o evento, os jovens visitaram os centros acadêmicos do Campus Paulo VI, onde tiveram contato com diferentes áreas de formação e conheceram a estrutura da universidade. A agenda também incluiu visitas ao Museu do Palácio dos Leões e ao Centro Histórico de São Luís, com passagem pelos prédios das faculdades de Arquitetura, Direito, Música, Relações Internacionais e História.

Os jovens visitaram espaços da universidade e ajudou os participantes a ampliar a compreensão sobre o ensino superior e refletir sobre caminhos profissionais. As conversas com professores e estudantes da UEMA serviram para esclarecer dúvidas, aproximar realidades e destacar a importância da educação na construção de um projeto de vida.

Com um mercado de trabalho cada vez mais exigente em qualificação e adaptabilidade, ações como essa aproximam os jovens de oportunidades que podem orientar suas escolhas e ampliar suas perspectivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco!