O projeto cultural Caravana Pão com Ovo esse ano chega a sua terceira edição, contemplando um total de 11 cidades – 8 das quais com apresentações inéditas e itinerantes da comédia mais popular do teatro maranhense. Em cartaz há 6 anos, “Pão com Ovo” é sinônimo de popularidade e identificação com a plateia por onde passa. É teatro popular da melhor qualidade, e que a cada temporada fica ainda melhor, mantendo o mesmo elenco e história, mas se enriquecendo na performance do trio de atores, que descobriram a medida exata da técnica teatral para encantar multidões ao ar livre. Sim, cada apresentação da comédia durante a Caravana atinge em média de, no mínimo 2 mil pessoas, a cada cidade visitada.
O elenco formado pelos atores César Boaes (Clarisse; e também autor e diretor do espetáculo), Adeílson Santos (Dijé) e Charles Jr. (Zé Maria) sempre conta com uma abertura especial do espetáculo, em cada cidade. Antes da comédia, a produção prestigia uma atração cultural local – um cantor, um comediante, um grupo de teatro ou de dança, enfim, artistas da comunidade que merecem ter o seu trabalho divulgado e valorizado.
Com um tempo médio de 1H10 de duração, a peça conta com esquetes da montagem original do “Pão com Ovo”. O espetáculo tem texto de autoria de César Boaes e Adeílson Santos, e direção de César Boaes. A encenação mais que afinada fica por conta do talentoso trio de atores, que retrata com maestria e de forma bem humorada situações dos costumes e hábitos das diferentes classes sociais. Detalhe: A peça é sempre adaptada para cada cidade onde é apresentada com uma rápida pesquisa sobre bairros, nomes de famílias tradicionais, linguajar e costumes.
A companhia de teatro Santa Ignorância vem ao longo de sua trajetória, realizando montagens com importantes nomes da dramaturgia nacional, e agora faz sucesso apostando na dramaturgia local e regional.
Pão com Ovo foi encenado a partir da dramaturgia do ator e da mímesis corpórea. A pesquisa feita pelos atores da companhia foi realizada por dois anos em um estudo de observação do corpo das emergentes, socialites e das mulheres de periferia, além de uma estudo de dança de ritmos populares como o brega, funk, o tecnobrega e o forró em casas de festas populares das periferias.
Do Maranhão para o mundo, os atores da Pão com Ovo provam que é possível viver de arte, produzir arte com qualidade no Maranhão e mais, exportar essa arte com sucesso garantido para qualquer local. Eles se apresentam hoje, na Praça Nossa Senhora da Graça em Arari, a partir das 18hs.
Fonte: Jornal Pequeno com adaptações