Criado em Arari sob a Lei 10.387 Conselho Comunitário Pacto pela Paz

A população da cidade de Arari recebeu nesta manhã de quinta feira (14/03), uma equipe do Pacto pela Paz, no auditório da Casa Conselhos para acompanhar palestra proferida pelo Ten. Cel. da PM Ivan Gois, no que concerne a Lei n° 10387, que criou o programa Pacto pela Paz e instituiu os Conselhos Comunitários pela Paz no Maranhão, sancionada pelo  Governador do Estado  Flávio Dino.

A referida lei incentiva a participação popular em reuniões mensais, para busca dos problemas relacionados à área de circunscrição, sempre de forma pacífica, porém conjunta com o incremento dos Conselhos Comunitários pela Paz.

Na reunião que foi escolhido os conselheiros estiveram presentes: o Vereador Tácito Lima, secretários municipais como: Mary Prazeres, Joceí Jardim, João Brito, o representante do delegado de polícia de Arari, Welson Pereira, acompanhado do investigador da polícia Antônio Sampaio e a sociedade civil organizada.

O Conselho Comunitário Pacto pela Paz, é um programa da Secretaria de Segurança Pública do Estado instituído pelo governo do Maranhão, mediante a lei de nº 10,387 de 21 de dezembro de 2015, cujo objetivo é a promoção da paz social, da cultura dos direitos  humanos e do respeito às lei.

O vereador Tácito Lima diz que considera o Programa Pacto Pela Paz importantíssimo quando trás para o município a oportunidade de se criar democraticamente o Conselho comunitário de segurança pública,  pois é o espaço  que a sociedade têm,  através de seus representantes eleitos de ser implementada e trabalhada em todos setores da sociedade ( igrejas, escolas, associações,  comunidades,  bairros…) a promoção da paz social, da cultura dos direitos humanos e do respeito às leis.

O blog ouviu o Ten. Cel. PM Ivan Gois que disse estar feliz com a criação do conselho em Arari.  Disse ainda que os conselheiros serão capacitados com o major Lemos e que  a criação do conselho é importante  porque irão trabalhar com as políticas públicas. Lembrou que é preciso que se tenha um grupo de pessoas seletas para reivindicar melhorias para seu município em todas as áreas. O Ten.Cel. frisou que o Conselho Pacto pela Paz, tem dado grandes resultados e que todas as prevenções que tem sido feito com as políticas públicas culminou na redução dos índices de criminalidade em até 63% na redução com os crimes em São Luís. Concluiu dizendo que esse trabalho tem uma participação popular aliados na busca pela paz social e que tem contribuído significativamente na redução do crime no Maranhão.

 

A composição da diretoria do Conselho Pacto pela Paz ficou da seguinte forma:

Presidente: Irmão Raimundo;

Vice Presidente: Tatiana Costa;

1º Secretária: Maria Mendes;

2º secretária: Eleiene Araújo;

Secretário de  Assuntos Sóciais: Mary Cabral

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco!