Dando seguimento ao cronograma de ações da Campanha da Fraternidade 2019, a Paróquia de Arari promoveu, durante a manhã e início da tarde desta sexta-feira (26), um Encontro Comunitário em formato de audiência pública, para tratar demandas de setores da zona urbana e rural do município.
Segundo a organização do evento, foram mapeadas prioridades para ação pelo Poder Público Municipal, em atendimento da comunidade, abrangendo diversas políticas públicas.
O levantamento, que se deu no encontro de lançamento da CF em fevereiro, foi agora apresentado e discutido com autoridades, para encaminhamentos e atendimento do que pede a população, como medidas mais necessárias em curto prazo.
Participaram do evento o prefeito Djalma Melo e todo o secretariado do governo municipal; o presidente da Câmara, Evando Piancó e os vereadores Júnior Boy, Oseas Fernandes e Tácito Lima representaram o Legislativo Municipal. Segundo os organizadores, o ministério público foi convidado, para representar o Poder Judiciário, mas não enviou representante.
Além do pároco, Pe. Raimundo França, coordenadores de grupo, pastorais, dos setores de Missão e dirigentes de diversas comunidades rurais participaram representando a paróquia, e no ato, a sociedade civil organizada.
“Esse encontro é muito importante, pois a Campanha da Fraternidade nos orienta sobre nosso papel de cristãos quanto às políticas públicas. O evento promovido pelo Padre França nos oportuniza discutir nossas necessidades comunitárias com as autoridades do Poder Público” – comentou o líder comunitário, Sebastião Nogueira (Sibá do Gancho).
O prefeito Djalma Melo comentou ponto a ponto cada uma das reivindicações que compõem o mapeamento, explanando possíveis ações da Prefeitura. Cada um dos secretários de governo comentou especificamente as ações relacionadas a sua pasta no governo municipal.
“Estamos aqui discutindo com as comunidades suas necessidades mais significativas. Estamos ouvindo a base do governo que é o povo. Muito temos feito, mas muito tem a se fazer. À sociedade civil aqui bem representada apresentamos nossas ações e possibilidades” – explicou o prefeito Djlama.
O presidente Evando Piancó e o vereador Tácito Lima se pronunciaram sobre a atuação da Câmara Municipal em relação às demandas apresentadas e outras semelhantes. Os parlamentares destacaram conquistas e parcerias, bem como as limitações e os desafios da atuação dos vereadores.
“O evento é de grande importância. Estamos reunidos com várias lideranças comunitárias discutindo temas importantes para a população de Arari. São temas também discutidos na Câmara. Mas eventos como este potencializam a solicitação para que o Executivo realize, se não todas as demandas, pelo menos aquelas mais necessárias” – comentou o presidente da Câmara, Evando Piancó.
Ao final do encontro, que teve participação efetiva e dialogada de várias representantes de comunidades e bairros foi encerrado com o pronunciamento do pároco de Arari, Pe. Raimundo França, que entregou formalmente o relatório ao prefeito, em forma de abaixo assinado contendo 110 assinaturas de líderes comunitários participantes do encontro.
Segundo o pároco, o documento terá a função de ser o parâmetro de diálogo e reivindicações da paróquia para com a Prefeitura e a Câmara Municipal. O padre informou ainda que o documento será formalmente entregue ao Ministério Público.
“No contexto da Campanha da Fraternidade, fizemos um estudo aprofundado com as nossas comunidades quanto à viabilização de políticas públicas. O encontro tem por objetivo a apresentar e discutir questões prioritárias tanto para zona urbana quanto para a zona rural, e ouvir das autoridades medidas a serem implementadas. Estamos contentes com os resultados do evento” – falou o pároco Raimundo França.
Solicitado pelo pároco que se pronunciasse sobre que medidas prioritárias seriam possíveis de efetivação em curto prazo, o prefeito Djalma Melo elencou itens com os quais se comprometeu em efetivar ações imediatas.
O prefeito destacou, nesse sentido, a questão da recuperação das estradas vicinais para melhoramento da mobilidade e do escoamento da produção; a questão o Lixão de Moitas com a implementação do Plano Municipal de Saneamento e Resíduos Sólidos; e o enfrentamento da questão das drogas no município, sobretudo o tráfico.
Outras questões secundárias a que o prefeito se reportou no intuito de implementação de medidas foi a questão da sinalização e controle do trânsito na zona urbana e solução de um problema pontual com o abastecimento de água, na Rua de Fora, no bairro Botafogo
Conteúdo A1