O primeiro turno de votação da reforma da Previdência foi a plenário nesta quarta-feira (10). Ao fim da votação, revelou-se que a bancada maranhense – composta por 18 deputados – teve maioria a favor do texto e apenas quatro contra. Veja como votou cada político eleito pelo Maranhão:
Votaram contra a reforma
- Eduardo Braide (PMN)
- Bira do Pindaré (PSB)
- Márcio Jerry (PCdoB)
- Zé Carlos (PT)
Votaram a favor da reforma
- Edilázio Júnior (PSD)
- Gil Cutrim (PDT)
- Cléber Verde (PRB)
- Aluísio Mendes (PODEMOS)
- André Fufuca (PP)
- Hildo Rocha (MDB)
- Gastão Vieira (PROS)
- João Marcelo Souza (MDB)
- Josimar de Maranhãozinho (PL)
- Júnior Lourenço (PL)
- Juscelino Filho (DEM)
- Merreca Filho (Patriota)
- Pastor Gyldenemyr (PL)
- Pedro Lucas Fernandes (PTB)
A nova Previdência teve o placar de 379 a favor e 131 contra. Para passar, era necessário, no mínimo, 308 votos da Câmara. Aprovada no primeiro turno, agora os deputados deverão votar os destaques – partes do texto que podem ser modificadas. Cada votação também precisa ter o mínimo de 308 para que a alteração do projeto seja feita.
Um destaque foi votado na quarta-feira, que tratava de mudanças na aposentadoria de professores. Porém, a sessão foi encerrada pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM), e remarcada para esta quinta-feira (11).
Se aprovada no segundo turno – que deve acontecer ainda nesta semana -, a proposta é enviada ao Senado, onde precisa ter a aprovação de, no mínimo, 49 senadores. Com informações oimparcial