Em Arari está acontecendo, quinzenalmente, ações de expedição de Surfe na Pororoca. Organizada pelo surfista Serginho Laus, a iniciativa é realizada duas vezes ao mês em Curral da Igreja e região, com coordenação do Departamento Municipal de Turismo.
Além da prática esportiva de surfe, são produzidos documentários com o intuito atrair a atenção de turistas de outros estados brasileiros e de outros países, além de fomentar o esporte por surfistas locais, que recebem orientação dos surfistas profissionais e têm manifestado adesão expressiva ao surfe na selva.
O encontro dos participantes é na comunidade de Curral da Igreja, na zona rural de Arari, de onde seguem até a foz do rio, onde exploram as potencialidades de mão de obra, logística e de estrutura locais, nas comunidades ribeirinhas como Tabocal, Aranha, Bonfim, Barreiros e Flexeiras.
A iniciativa tem por foco também a valorização da mão-de-obra e estrutura locais e o fomento de iniciativas para geração de renda nas comunidades por onde passa. De modo geral, a iniciativa visa à exploração esportiva, econômica e turística do surfe na Pororoca com destaque para o protagonismo local de esportistas, comunidades e instituições do município e da região.
O diretor de Turismo da Prefeitura de Arari, Ruan Felipe Silva, comentou a iniciativa. “Estamos investindo no resgate do Surfe na Pororoca, por meio de parcerias com surfistas, agências de turismo e veículos de comunicação. Nosso intuito é aproveitar o potencial local para o fomento do turismo sustentável e de base comunitária”. Foto:Júlio Bazanella