Agentes comunitários de Saúde do município de Vitória do Mearim participaram de treinamento oferecido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, sobre o Cadastro Domiciliar/Territorial, nesta quinta-feira, 17.
O treinamento ocorreu no auditório do Instituto Nossa Senhora de Nazaré, com facilitação do técnico de sistemas Francinilton Lima. O cadastro é uma ferramenta fundamental para identificar as características sociais e sanitárias dos domicílios e de locais onde haja pessoas em situação de rua, além de desburocratizar e dar mais agilidade ao atendimento das pessoas na Atenção Básica.
“O agente comunitário é quem está no dia a dia em contato com a população e sua capacitação no novo cadastro é fundamental para que seja feita uma coleta correta de dados. Pensando nisso, nossa gestão tem focado no treinamento deste profissional”, explicou a secretária municipal de Saúde, Emanuella Linkia.
Ao todo, 50 agentes comunitários de saúde participaram do treinamento, onde foram orientados, entre outras demandas, sobre o preenchimento do novo cadastro domiciliar, que consiste em sete fichas de registro: cadastro domiciliar e territorial, cadastro individual, visita domiciliar e territorial, atendimento individual, atividade coletiva, atendimento odontológico e procedimentos.
“É importante que o morador receba o agente comunitário de saúde e contribua com todas as informações para o preenchimento correto do cadastro. Precisamos muito dessas informações, pois queremos cadastrar toda a população vitoriense no e-SUS”, reforçou a secretária Emanuella Linkia.