Atendidos da Estação Conhecimento de Arari, dão início a construção de uma lixeira automatizada utilizando Arduíno. A ação oferece aos atendidos oportunidades práticas de explorar conceitos de automação e programação de forma criativa e colaborativa.
A iniciativa está alinhada com a metodologia Maker e a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), ofertando aprendizado prático e interdisciplinar. Durante a atividade, os participantes montam circuitos e programam o Arduino para controlar um servo motor e um sensor ultrassônico, elementos fundamentais para o funcionamento automatizado da lixeira. A experiência visa desenvolver habilidades em eletrônica e programação, e estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas.
O Letramento Digital, Robótica, Engenharia, Eletrônica e Marcenaria, são linguagens Makers, que fazem parte do programa de Multiletramentos, e têm como foco integrar tecnologia ao cotidiano dos atendidos, fazendo com que o computador e a programação sejam ferramentas essenciais no processo de aprendizado. A proposta pedagógica coloca crianças e adolescentes no centro do processo educacional, incentivando-os a serem protagonistas de sua própria jornada de aprendizado.
Além de aprenderem na prática, os atendidos reforçam a importância da criatividade e da colaboração ao lidarem com desafios reais, conectando teoria e prática de maneira significativa e envolvente.