O Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomenda que não sejam realizados o Réveillon e Carnaval nos estados que compõem a região. O motivo deve-se à nova variante do coronavírus, a ômicron, e os riscos de transmissão da Covid-19.
Tanto o Réveillon quanto o Carnaval reúnem uma grande quantidade de pessoas, o que poderia resultar em uma nova onda de transmissão da doença, por isso a recomendação para que essas festas não sejam realizadas.
Além da suspensão, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste pede também que os governantes da região intensifiquem a vacinação para alcançar o maior números de pessoas e que sejam mantidas as medidas de proteção individual e coletiva, como o uso obrigatório de máscaras faciais e o passaporte sanitário.
O Maranhão é um dos estados que menos vacinou contra a Covid-19 em todo o Brasil, conforme um levantamento feio pela Revista Veja, com base nos boletins enviados pelas secretarias estaduais de saúde. Até o momento, menos da metade da população do estado foi imunizada com duas doses ou com a dose única. Com informações imprensa360