A população da cidade de Arari recebeu nesta manhã de quinta feira (14/03), uma equipe do Pacto pela Paz, no auditório da Casa Conselhos para acompanhar palestra proferida pelo Ten. Cel. da PM Ivan Gois, no que concerne a Lei n° 10387, que criou o programa Pacto pela Paz e instituiu os Conselhos Comunitários pela Paz no Maranhão, sancionada pelo Governador do Estado Flávio Dino.
A referida lei incentiva a participação popular em reuniões mensais, para busca dos problemas relacionados à área de circunscrição, sempre de forma pacífica, porém conjunta com o incremento dos Conselhos Comunitários pela Paz.
Na reunião que foi escolhido os conselheiros estiveram presentes: o Vereador Tácito Lima, secretários municipais como: Mary Prazeres, Joceí Jardim, João Brito, o representante do delegado de polícia de Arari, Welson Pereira, acompanhado do investigador da polícia Antônio Sampaio e a sociedade civil organizada.
O Conselho Comunitário Pacto pela Paz, é um programa da Secretaria de Segurança Pública do Estado instituído pelo governo do Maranhão, mediante a lei de nº 10,387 de 21 de dezembro de 2015, cujo objetivo é a promoção da paz social, da cultura dos direitos humanos e do respeito às lei.
O vereador Tácito Lima diz que considera o Programa Pacto Pela Paz importantíssimo quando trás para o município a oportunidade de se criar democraticamente o Conselho comunitário de segurança pública, pois é o espaço que a sociedade têm, através de seus representantes eleitos de ser implementada e trabalhada em todos setores da sociedade ( igrejas, escolas, associações, comunidades, bairros…) a promoção da paz social, da cultura dos direitos humanos e do respeito às leis.
O blog ouviu o Ten. Cel. PM Ivan Gois que disse estar feliz com a criação do conselho em Arari. Disse ainda que os conselheiros serão capacitados com o major Lemos e que a criação do conselho é importante porque irão trabalhar com as políticas públicas. Lembrou que é preciso que se tenha um grupo de pessoas seletas para reivindicar melhorias para seu município em todas as áreas. O Ten.Cel. frisou que o Conselho Pacto pela Paz, tem dado grandes resultados e que todas as prevenções que tem sido feito com as políticas públicas culminou na redução dos índices de criminalidade em até 63% na redução com os crimes em São Luís. Concluiu dizendo que esse trabalho tem uma participação popular aliados na busca pela paz social e que tem contribuído significativamente na redução do crime no Maranhão.
A composição da diretoria do Conselho Pacto pela Paz ficou da seguinte forma:
Presidente: Irmão Raimundo;
Vice Presidente: Tatiana Costa;
1º Secretária: Maria Mendes;
2º secretária: Eleiene Araújo;
Secretário de Assuntos Sóciais: Mary Cabral