O Dia Nacional do Tambor de Crioula é comemorado nesta segunda-feira (18) e, para celebrar a data, vai ser realizado o evento ‘Tambor de crioula e seus mestres: Ensinando e aprendendo’, a partir das 14h, no auditório do Memorial da Praça Maria Aragão, no Centro de São Luís. O evento é realizado pelo mestre Paulo, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Luís (Secult), como parte da programação do São João. A programação conta com roda de conversa com mestres, mestras e coreiras e encerra com uma roda de tambor de crioula.
“O tambor de crioula é uma importante manifestação da cultura popular maranhense e a Secult não poderia deixar de apoiar iniciativas formativas que venham fortalecer a disseminação desse saber-fazer para as novas gerações. É importante relembrar que a dança foi reconhecida em 2007 como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), atribuindo à nossa dança popular caráter de importância nacional”, destaca o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.
A manifestação cultural é típica do Maranhão e envolve dança, canto e percussão. Sua origem remonta à época da escravidão, entre os séculos XVIII e XIX, quando faziam rodas de tambor por diversão ou para pagar promessa a São Benedito. Homens tocam uma parelha com três tambores, enquanto as coreiras dançam com saias rodadas e estampadas. Em um gesto semelhante a uma saudação, as mulheres tocam os ventres uma das outras através de um movimento conhecido como umbigada ou punga. Com informações do Jornal Pequeno