Descubra histórias, expressões artísticas e exalte a biodiversidade na Feira Literária Narrativas Negras da Estação Conhecimento de Arari, evento que exalta a diversidade cultural e o poder da leitura e da escrita.
A Estação Conhecimento de Arari convida toda a população arariense para Feira Literária sobre Narrativas Negras, que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de julho, das 16h às 21h, na Praça do Folclore em Arari-MA.
Durante os três dias, todos os presentes, mergulharão nas histórias, expressões artísticas e reflexões relacionadas à diversidade cultural. A Feira Literária será um espaço para celebração da riqueza das narrativas negras, destacando o protagonismo, a arte e a leitura como instrumentos poderosos de transformação e inclusão.
Dentre as atividades programadas, teremos oficinas, rodas de diálogos, painéis discursivos, apresentações culturais, musicais, teatrais, estandes para visitação e brinquedos infantis.
No dia 13/07 as 16 horas, será o lançamento da coletânea de livros “Caipora, Curupira, A procissão das almas e Couro Velho”, produção coletiva dos atendidos da Estação Conhecimento de Arari. Essa coletânea abrange gêneros literários diversos, como contos, poesias e crônicas, e representa o talento, a criatividade e as vozes únicas da comunidade arariense. Durante os meses de fevereiro a junho de 2023, turmas foram desafiadas a desenvolver atividades com a temática “lendas do território”. Ao longo desse tempo atendidos com idades entre 4 e 12 anos, pesquisaram histórias por meio de entrevistas com pais, avós, atores comunitários e historiografia regional e anotaram as que mais gostaram. Após esse processo, iniciaram a produção dos livros, fazendo textos de acordo com o que aprenderam e realizaram ilustrações de 4 lendas ararienses:
“O Curupira”,
“Caipora: a protetora das matas cocais”
“A procissão das almas”
“A lenda do couro velho”.
Como terceiro e último passo de produção, a EC Arari firmou a parceria com a editora Escritor para o Futuro.
A Estação Conhecimento de Arari espera por você, para celebrarem juntos a arte, a leitura, o protagonismo e a diversidade cultural!