A Estação Conhecimento de Arari comemora mais um importante marco em sua trajetória ao renovar o Certificado de Conformidade Orgânica. Essa certificação é de extrema importância para a instituição, especialmente para o Núcleo de Desenvolvimento Rural, que tem se destacado como referência na transferência de tecnologias rurais e sustentáveis no Maranhão. Além disso, o NDR da EC Arari, contribui de forma significativa no crescimento da segurança alimentar e nutricional, inclusão produtiva e garantia de direitos básicos da população rural atendida, através do fortalecimento da agricultura familiar, com ações que vão desde o campo no fomento à produção, até a geração de renda com comercialização dos produtos, distribuição e consumo de alimentos saudáveis como forma de garantia de direitos.
A certificação é concedida pela certificadora AGRICONTROL – OIA BRASIL CERTIFICAÇÕES, reconhecida por sua expertise no setor orgânico. O Programa de Aprovação de Insumos da AGRICONTROL – OIA Brasil desempenha um papel fundamental ao avaliar a viabilidade do uso de insumos no sistema de produção orgânico. Por meio de um processo rigoroso de análise, os insumos utilizados na produção agrícola, pecuária ou processamento de produtos orgânicos são minuciosamente avaliados, garantindo sua conformidade com as leis e os requisitos técnicos nacionais para a aprovação em sistemas orgânicos de produção.
Através dessa iniciativa, a Estação Conhecimento de Arari fortalece seu compromisso com a agricultura sustentável e a valorização da biodiversidade, promovendo um ambiente harmonioso e equilibrado entre a produção vegetal e a preservação do meio ambiente. Com a certificação renovada, a instituição reafirma sua dedicação em oferecer produtos e serviços de alta qualidade, cultivados e de forma consciente e responsável, preservando os recursos naturais e promovendo a sustentabilidade.
A abrangente lista de insumos certificados é um reflexo dessa dedicação, abarcando uma ampla variedade de alimentos e produtos essenciais para a agricultura orgânica. Frutas como abacaxi, açaí, laranja e tangerina; hortaliças como alface, rúcula e salsa; culturas tradicionais como milho e feijão; e produtos típicos como coco e pimenta estão entre os itens certificados, garantindo que a Estação Conhecimento de Arari atue em diversas frentes na promoção do desenvolvimento local.
O selo INSUMO APROVADO, atribuído aos insumos certificados, é uma garantia de qualidade e confiabilidade, conferindo maior credibilidade aos vegetais produzidos no NDR e fortalecendo a visão de ser um laboratório de práticas rurais sustentáveis e de fácil aprendizado e replicação pelos produtores e produtoras da agricultura familiar da região. Conteúdo EC