O empreendedorismo rural tem sido um poderoso impulsionador do desenvolvimento local e sustentável para a comunidade arariense. Os Permissionários da Feira do Produtor de Arari, atendidos pelo NDR, exemplificam o que acontece quando a inovação é apoiada de forma adequada.
Comprometidos com promoção da autonomia alimentar, do autoconsumo e do incremento de renda, os Permissionários atendidos pelo Núcleo de Desenvolvimento Rural da EC Arari, possuem suporte técnico que abrange todas as áreas do processo de produção e distribuição que perpassa pela assistência técnica, assegurando colheitas saudáveis e sustentáveis, até orientações para garantir o transporte adequado dos produtos.
A comercialização dos insumos excedentes, também é importante. Para isso, o NDR, realiza oficinas e formações que abordam desde a estética das bancas até a qualidade das embalagens e modernização das formas de pagamento.
A parceria com a Embrapa Cocais e a expertise do Dr. em Engenharia e Ciência de Alimentos e professor da UFMA Campus São Luís: Harvey Alexander Villa Velez têm proporcionado capacitações para os permissionários, abordando o processamento de alimentos, técnicas de precificação e noções de Educação Empreendedora, Organização e Cooperativismo.
Adriano Dutra Coordenador de Projetos Rurais do Núcleo de Desenvolvimento Rural – NDR, destaca: “É inspirador ver o progresso dos Permissionários da Feira do Produtor. Com o suporte adequado, eles estão não apenas expandindo seus negócios, mas também fortalecendo toda a comunidade. O empreendedorismo rural gera benefícios tanto para os produtores quanto para os consumidores.”
É importante salientar o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Arari. Este projeto é fruto da colaboração de diversas partes, todas voltadas para um futuro mais promissor e próspero para a região.
Atualmente, a Feira do Produtor de Arari vai além de um simples ponto de venda. Ela representa o potencial alcançado quando empreendedores rurais, munidos das ferramentas e conhecimentos adequados, dedicam-se ao seu ofício.