Estação Conhecimento promove encontro de Produtores Rurais do 2º ciclo formativo do Sisteminha da Embrapa – Módulo Galinheiro em comunidades de Arari  

A Estação Conhecimento de Arari iniciou ainda em 2022, a experimentação de práticas de desenvolvimento rural com famílias produtoras rurais de comunidades ao seu entorno. Entender o dia a dia das pessoas, quais as práticas rurais já existentes, conhecer as necessidades e a cultura das comunidades, possibilitou a construção do plano de Trabalho do Núcleo de Desenvolvimento Rural para o ano de 2023.

Na busca por implementar ações de promoção à alimentação segura e de qualidade, ainda em 2022 iniciou o 1º ciclo formativo do Sisteminha em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Cocais, que consistiu na construção, implementação e manutenção de 10 tanques de peixes nas comunidades de Flexal.

Ao longo dos primeiros meses de incubação do projeto, os produtores rurais participaram de momentos formativos na Estação Conhecimento de  Arari e aplicaram a prática em suas comunidades. Durante todo o 1º ciclo, a equipe técnica da EC Arari, acompanhou a evolução da tecnologia nas comunidades, prestando assistência técnica aos moradores. 

Com os 10 tanques construídos foram produzidos:

Entre os dias 10 a 13 de abril de 2023, 70 produtores rurais atendidos pelo NDR da EC Arari das comunidades de Flexal, Quindil, Boca do Mel, Pimental, Barbado e Gancho, Enseada do Engenho I e II e Locas reuniram-se para o 2º ciclo formativo do Sisteminha/Embrapa – Módulo Galinheiro que teve como principal objetivo a criação de galinhas para a produção de ovos. 

Ao longo dos dias, conheceram o percurso conceitual da tecnologia, processo de montagem das estruturas e manejo da criação. 

No Sisteminha, o galinheiro é integrado a outros componentes, como o sistema de compostagem e o cultivo de hortaliças e plantas medicinais. Dessa forma, os resíduos orgânicos produzidos pelas galinhas são utilizados como adubo na horta, enquanto a horta fornece alimentos para as galinhas.

Um dos principais objetivos do Sisteminha é a promoção da segurança alimentar e nutricional das famílias envolvidas na produção agrícola, bem como o aumento da e melhoria da qualidade de vida dos agricultores rurais. Além disso, o sistema busca a produção sustentável de alimentos, por meio da redução do uso de insumos químicos e da preservação do meio ambiente.

 SAIBA MAIS

O “Sisteminha” da Embrapa é uma tecnologia de agricultura familiar que tem como objetivo a produção integrada de alimentos para grupos familiares de até 5 pessoas. Ele integra diferentes componentes em um mesmo sistema produtivo, incluindo a agricultura, a pecuária, a piscicultura e a produção de hortaliças. 

Ao todo são 15 módulos produtivos conforme a Empraba e a família pode adaptar conforme a realidade local e escolher entre os módulos: 

Produção de peixes;

Produção de ovos de galinhas; 

Produção de frangos de corte; 

Produção de minhocas; 

Produção vegetal (carboidratos, hortaliças, chás e temperos; frutíferas e madeireiras); 

Produção de composto; 

Produção de ovos de codorna; 

Produção de porquinhos da Índia; 

Aquaponia; 

Produção de larvas de moscas; 

Produção de ruminantes; 

Produção de suínos; 

Biodigestor; 

Sistema de tratamento de água potável; 

Carvoaria artesanal.

O Sistema foi desenvolvido pela Zootecnista, doutor em Genética e Bioquímica, pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Luiz Carlos Guilherme e já foi implementado em diversas regiões do Brasil e de outros países da América Latina, com resultados positivos em termos de produtividade, renda e qualidade de vida dos agricultores envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco!