Quebradeiras de coco babaçu das cidades maranhenses de Santa Inês, Pindaré e Tufilândia – projeto Quebradeiras em parceria com a Mandu Social – participaram do intercâmbio com Núcleo de Desenvolvimento Rural (NDR) da Estação Conhecimento de Arari. A iniciativa, parte do Eixo Educação do Campo e teve como objetivo, a troca de conhecimentos sobre tecnologias rurais sustentáveis.
Durante o encontro, as Quebradeiras de Coco compartilharam experiências e conhecimentos tradicionais, aprendidos e vivenciados ao longo do tempo enquanto os técnicos do NDR apresentaram inovações tecnológicas aplicadas ao campo, incluindo técnicas de cultivo, manejo sustentável e processos de produção de insumos diversos.
Essa integração, entre conhecimentos tradicionais e técnicos, é essencial pois, promove a preservação da cultura e identidade de comunidades rurais, eficiência e inovação para a produção agrícola e contribui para a equidade no acesso aos benefícios da agricultura, promovendo assim, uma agricultura mais sustentável, eficiente e inclusiva.
A visita enfatizou ainda, a importância das mulheres nas atividades rurais e destacou a igualdade de gênero e o empoderamento feminino, com ênfase no papel das mulheres na produção de alimentos e diversificação da economia rural.
O Projeto Quebradeiras é uma iniciativa da Fundação Vale em parceria com a Mandu Social que conta com recursos do BNDES via Fundo Socioambiental. A iniciativa foca no acompanhamento familiar multidimensional e no empreendedorismo comunitário com o objetivo de contribuir para a melhoria de condições de vida e valorização das quebradeiras de coco babaçu no estado do Maranhão.
O projeto atua junto a grupos de quebradeira em sete municípios maranhenses: Alto Alegre do Pindaré, Vitória do Mearim, Santa Inês, Igarapé do Meio, Pindaré Mirim, Tufilândia e Monção.