Estação Conhecimento realizou uma tarde noite de feira com produtos da roça, com a participação dos Meliponicultores, Permissionados, Produtores e Produtoras Rurais atendidos pelo NDR nos Eixos de Inclusão Produtiva e Inovação e Segurança Alimentar Nutricional, dos atendidos dos Cursos de Doces e Salgados, Processamento de Frutas e Confeitaria que expuseram e venderam hortaliças, frutas, ervas medicinais, temperos, tubérculos biofortificados, ovos, mel, doces, bolos, doces e salgados.
Promovendo a valorização da cultura local e fazendo jus ao período junino, os cantores e compositores ararienses, Ely Cruz, Cachorrão do Brega, Robson Rubem e Natan animaram o evento com reggae, forró regional e composições autorais. A Quadrilha Encantos do Interior do Instituto Elo Cultural de Escondido e Muquila também fizeram a pré-estreia do seu espetáculo. Durante o evento houve ainda, bazar solidário, exposição da miniatura viva do Sisteminha da Embrapa e degustação de receitas feitas com Plantas Alimentícias não Convencionais. Ao todo, cerca de 1500 pessoas passaram pelo evento.
Com o objetivo de fomentar a agricultura familiar, incentivar o consumo de produtos saudáveis e sustentáveis, promover o reconhecimento de produtos naturais, reforçar a geração de renda por meio do empreendedorismo rural e impulsionar o comercio local, a Feirinha de Produtos Naturais contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Arari, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Ao longo do ano, o Núcleo de Desenvolvimento Rural realiza, processos formativos em Alimentos Biofortificados, Manejos de Produção Agrícola Sustentável, Meliponicultura, Módulos do Sisteminha da Embrapa, Empreendedorismo Rural, Métodos de Compostagem e Fabricação de Biofertilizante, Cultivo de Plantas Agroalimentares, Produção de Insumos derivados do Mel, Mandiocultura, Pancs, entre outros. Essas ações fazem parte dos Eixos Inclusão Produtiva e Inovação, Segurança Alimentar Nutricional e Educação do Campo que visam o fortalecimento feminino nas atividades do campo e relações comerciais rurais, o aumento da oferta de alimentos com maior valor nutricional (biofortificados), a melhoria no ganho de renda de Produtores e famílias, o aumento do Potencial de Produção, a autonomia alimentar das comunidades, o aumento do consumo de alimentos de qualidade e na quantidade adequada, o fortalecimento e valorização das atividades rurais, a redução da evasão dos jovens do campo e a sensibilização sobre a Proteção da Fauna, Flora e Bacias Hidrográficas. Fonte: EC