Estações Conhecimento de Arari, Serra (ES) e Marabá (PA) discutiram Projeto Integrador de Ciência e Tecnologia para o 1º semestre de 2023.

Perguntas como – De onde vem o papel? Como as pessoas se comunicavam antes do celular? De onde vieram as tintas dos desenhos nas cavernas? Posso fazer tinta em casa? O que é argila? O que é papel semente? – Fazem parte do imaginário das crianças e adolescentes atendidos pelas Estações Conhecimento de Arari (MA), Serra (ES) e Marabá (PA).

Para responder essas e outras perguntas, a temática do projeto integrador escolhida para o 1º semestre de 2023, foi a trajetória da leitura e da escrita: da caverna ao mundo digital. Desde março, crianças, adolescentes e educadores colocam a mão na massa para descobrirem juntos, como a escrita evoluiu, como os ancestrais transmitiam e registravam suas ideias e como isso mudou ao longo do tempo.

É cientificamente comprovado que, quando exposto a diferentes estímulos sensoriais, crianças, adolescentes e adultos são capazes de desenvolver habilidades como coordenação motora fina, reconhecimento de padrões, memória, atenção, pensamento crítico e comunicação por isso, durante as atividades, exploram os sentidos, colocam a mão na massa e descobrem, como cores podem ser extraídas da natureza, utilizando matérias encontrados no quintal de casa, como fazerem papel machê, papel arroz, como o som do telefone sem fio “viaja” pelo fio de linha e chega até o outro lado, como fazer a tela para secagem dos papeis confeccionados, como surgiram as lendas e mitos.

Por meio dessas experimentações os atendidos aprendem na prática como a história está intimamente ligada à evolução da comunicação, da cultura e do conhecimento, entendem como a tecnologia evoluiu e como isso afetou a maneira como as pessoas se comunicam e registram informações. Descobrem que a escrita é uma tecnologia que permitiu a criação de documentos escritos, o que tornou possível a transmissão de ideias, conhecimentos e histórias ao longo do tempo e do espaço.

Testar os conhecimentos adquiridos, registrar os experimentos, mudar o que pode ter dado errado, torna o processo de aprendizagem divertido e desperta a curiosidade. Além do pensamento científico, o projeto busca despertar nos atendidos o gosto pela leitura, a consciência ambiental e o interesse pela sustentabilidade. Conteúdo EC

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