Em seus quatro anos à frente da Prefeitura Municipal de Vitória do Mearim, a prefeita Dídima Coêlho deu atenção especial à saúde do povo vitoriense, tanto na sede do município quanto na zona rural.
A gestão de Dídima Coêlho colocou em pleno funcionamento todas as Unidades Básicas de Saúde de Vitória do Mearim, garantindo um atendimento inicial de qualidade e humanizado próximo da casa dos pacientes.
Para casos que requerem maiores cuidados, a gestão reformou e equipou o Hospital Municipal Kalil Moisés da Silva. Foram 130 equipamentos entregues ao todo, aumentando a capacidade e melhorando a qualidade do atendimento à população. Com o trabalho, o Kalil Moisés estava preparado para atender os vitorienses em seu momento de maior necessidade coletiva, a pandemia de Covid-19. Também no hospital, a gestão implantou o sistema de controle e distribuição de medicamentos para todo o município.
“Quando assumimos a prefeitura, a saúde de Vitória do Mearim estava sucateada. Era preciso colocar para funcionar do mais simples atendimento nas UBS até o Hospital Municipal. Melhoramos as estruturas, trabalhamos muito para que os insumos necessários nunca faltassem e hoje o corpo efetivo conta com médicos especialistas em áreas que antes não atendiam em Vitória.”, comentou a prefeita.
Além da estrutura física, melhorias também foram alcançadas no setor humano da saúde municipal. Os profissionais e agentes de saúde de Vitória receberam treinamento e capacitação para atender às diversas demandas do setor, como a realização do Cadastro Domiciliar e para atendimento do Programa Criança Feliz.
Com o Programa Saúde na Escola, a prefeita Dídima levou mensalmente até as unidades de ensino palestras e ações de cuidados com a saúde bucal, com atendimento odontológico.
Na gestão Dídima Coelho, o trabalho da equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória do Mearim chegou a uma cobertura de mais de 95% de imunização contra gripe H1N1 e outras doenças de vacinação coletiva. “Deixo uma saúde melhor do que encontrei e tenho orgulho de ter proporcionado um atendimento digno ao vitoriense. Nossa Secretaria de Saúde não mediu esforços para ajustar o que precisava e começar do zero com ações que antes não existiam”, destacou Dídima Coêlho.
O povo gostou tanto da administração que ela ficou em terceiro lugar.