Está encalhada no Rio Mearim, uma balsa de uma terceirizada da Vale, causando um grande impacto ao meio ambiente. Já faz dias ou até mesmo meses que essa embarcação está a deriva no rio Mearim e a mineradora Vale e sua terceirizada nunca tomaram nenhuma providência com relação a retirada da mesma que vem causando um grande prejuízo ao meio ambiente.
Com relação às Balsas a deriva no Rio Mearim, a secretaria de meio ambiente de Arari apurou que a VALE contratou a NOVUS, que por sua vez contratou 6 balsas para fazerem serviços de construção de ponte sobre o Rio Mearim na Comunidade de Ararial (Arari/Vitória do Mearim). Após a conclusão da obra 6 balsas ficaram abandonadas e sem vigilância, o que ocasionou o rompimento de cabos de 5 delas e que ficaram à deriva no rio. Três encontram-se atracadas às margens do Mearim e a última encalhou na embocadura do Igarapé do Nema, afluente do Rio Mearim. Igarapé este muito usado para a pesca e o translado para o rio por dezenas de pescadores. A Vale fora manifestada por várias vezes pelo governo local através da sua comunicadora com as comunidades, porém não obteve respostas. O município através da secretaria municipal de meio ambiente está providenciando medidas administrativas e judiciais contra a VALE a fim de reparar danos sofridos. Frisou o secretario de Meio Ambiente de Arari.
O blog entrou em contato com a mineradora vale que disse o seguinte:- As balsas citadas não pertencem à Vale e sim às empresas que prestaram serviço à contratada NOVUS, responsável pelas obras de construção da ponte ferroviária sobre o rio Mearim concluída em 2016;
– Considerando a situação de abandono dos equipamentos e o pedido de apoio das comunidades, a Vale tem adotado medidas voltadas a manter as balsas presas e atuado junto às autoridades competentes e às empresas responsáveis para que as mesmas sejam removidas definitivamente;
– Por fim, informa que já notificou as empresas proprietárias, de quem aguarda a apresentação de plano de ação para resolução da questão.