A polícia prendeu duas pessoas suspeitas de comercializar espécies de animais silvestres que estão em extinção. De acordo com a polícia, os três filhotes de tucanos e dois periquitos da espécie Jandaia, estavam sendo trazidos ilegalmente do município de Mirinzal para São Luís.
Filhotes de tucanos estavam sendo trazidos ilegalmente para São Luís. — Foto: Reprodução/TV Mirante
Os animais estavam sendo transportados em caixas de papelão dentro de uma van que tinha placa do município de Cururupu e vinha para a capital. Rafael Costa Silva e Auricélio Pereira Mendonça, que traziam os animais foram detidos pelos policiais e encaminhados à Delegacia de Meio Ambiente. De acordo com a polícia, as investigações devem levar a origem das aves e se há envolvimento de pessoas de outros estados.
Polícia apreendeu em posse dos dois homens, dois papagaios da espécie Jandaia. — Foto: Reprodução/TV Mirante
“Fizemos a prisão da das pessoas e conduzimos à Delegacia do Meio Ambiente para o procedimento penal, para fazer o ato administrativo que é preencher a multa prevista no decreto e a partir dai, a delegada vai procurar mais indícios a outras pessoas que possam estar envolvidas nesse crime”, explicou o Coronel Adenilson de Santana, comandante do Batalhão Ambiental.
Após prestarem depoimento, dos dois suspeitos foram liberados sob assinatura de um termo de circunstanciado de ocorrência. Rafael Costa e Auricélio Pereira devem responder pelo crime de tráfico de animais e podem ser condenados a até dois anos de prisão.
As aves foram transferidas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, onde vão receber alimentação e tratamento adequado, para em breve serem reinseridos na natureza.
Rafael Costa Silva e Auricélio Pereira Mendonça foram detidos pelos policiais e encaminhados à Delegacia de Meio Ambiente. — Foto: Reprodução/TV Mirante
Com informações do G1MA