Prefeito assina pacto para melhorar a qualidade da aprendizagem do ensino de Arari

O prefeito Djalma Melo, o secretário municipal da Educação, Marcelo Santana, acompanhados das técnicas da rede municipal de ensino de Arari, Joelma Braga e Flávia Silva, participaram do lançamento do Pacto Estadual pela Aprendizagem,projeto do governo do maranhão

A iniciativa que dará continuidade ao programa Escola Digna, também visa preparar as redes estadual e municipal de ensino do Maranhão para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Para isso, o Governo do Maranhão e as prefeituras dos municípios maranhenses estão realizando um pacto de cooperação e suporte técnico.

“A meta é melhorar a qualidade da aprendizagem e os indicadores dos municípios maranhenses nas avaliações externas como a do Saeb. Por isso, por meio do pacto gestores, professores e técnicos receberão treinamento e suporte para implementação de melhorias educacionais em todo o Estado” – disse o secretario de educação  Marcelo Santana.

“O Maranhão está no caminho certo porque está trabalhando, em primeiro lugar, na recuperação da estrutura física das escolas. Aqui era uma situação muito grave. Quando eu estava no Ministério da Educação, eu recebia fotos de vários Estados com a situação de carência de infraestrutura, e aqui era o pior estado”, destacou o ex-ministro da Educação José Henrique Paim, que também é pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e elaborou o Documento Currículo do Pacto.

Paim destacou as etapas percorridas pelo estado, que com o Escola Digna iniciou os investimentos na estrutura física e agora passa a focar no ensino-aprendizagem para alunos do Ensino Fundamental.

Com o pacto, o governo apoiará as redes municipais, fortalecendo a aprendizagem do estudante desde a educação infantil, para que ele chegue ao Ensino Médio com as habilidades necessárias à sua formação.

Os municípios buscam  melhoria de estrutura física, formação de professores, oferta de assessoria técnico-pedagógica e entrega de ônibus escolares, o Pacto, também, oferece aos municípios o documento Currículo do Território Maranhense, que servirá como base curricular para elaboração de aulas nas escolas de Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco!