A Estação Conhecimento de Arari sediou o encontro de encerramento do projeto “Rotas e Redes Literárias” no Maranhão, que mobilizou educadores e atendidos da EC Arari, representantes da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (SEDUC), da Fundação Vale, da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências (ALAC) e alunos das escolas de ensino médio participantes do projeto.
O evento teve início com roda de capoeira apresentada pelo programa de cultura da EC Arari, seguida pelas palavras da representante da Fundação Vale Willman Miranda e da representante da EC Arari Joversina Martins, apresentando a atuação da organização.
No estado do Maranhão o projeto “Rotas e Redes Literárias” é fruto de articulação entre a Fundação Vale, Associação Cidade Escola Aprendiz e SEDUC, cujo principal objetivo foi o incentivo ao livro e à leitura em 11 escolas estaduais do ensino médio de quatro municípios maranhenses: São Luis, Bacabeira, Santa Rita e Arari.
O encerramento realizado na Estação Conhecimento de Arari reforçou a trajetória de apoio que a organização ofereceu ao projeto durante sua atuação, funcionando como espaço de realização para diversas oficinas ao longo dos três anos. O Projeto fez a doação de 90 livros para a EC compor seu acervo em reconhecimento a parceria.
Durante o evento, alunos, professores e gestores de escolas dos municípios envolvidos puderam participar da roda de conversa “Educação, juventudes, leituras e território” conduzida pelo escritor ludovicense Wilson Marques.
Participaram também com relatos de experiências as escolas CEM Cidade de Arari, CE Leão Santos e Farol do Saber do município de Arari; CE João Batista De Carvalho, CE Monsenhor Dourado e CE Professora Juanete Martins Licar do município de Santa Rita; e CE Monsenhor Luis Alves Madureira – Anexo I do município de Bacabeira, que compartilharam suas intervenções criativas na promoção da leitura e na ativação do acervo das escolas ao longo do projeto.
Para finalizar a rica programação ocorreu a oficina de metodologia maker (mão na massa), abordando a construção e lançamento de foguete de hidrogênio, partindo da hidrolise da água, mediada por educadores da EC Arari e ainda a oficina “Ruas Literárias, leitura a partir de identidade e pertencimento” com o professor Cleilson Fernandes, da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências – ALAC.
Durante sua execução, o projeto atuou na realização de oficinas de capacitação para professores e gestores, doação de acervo literário e estruturação de salas de leitura nas escolas, além de um Farol do Saber em Arari. No Maranhão, teve como diferencial o envolvimento das juventudes para fomentar o protagonismo juvenil no ambiente literário. Conteúdo EC