Estação Conhecimento firmou parceria com a Embrapa Cocais para a implementação de 10 (dez) módulos – tanque de peixes – do Sisteminha da Embrapa. Hoje, em 2024 já somam mais de 100 módulos instalados em 8 (oito) comunidades ararienses que beneficiam 80 famílias.
Esse avanço, chamou a atenção da Embrapa, parceira na implementação da tecnologia e no dia 25 de junho, a gerente geral de negócios da Embrapa Joicy Santos, acompanhada por representantes da Embrapa Cocais e Embrapa Meio Norte, visitaram as instalações do Núcleo de Desenvolvimento Rural. O objetivo do encontro foi conhecer de perto os impactos do Sisteminha na vida dos comunitários e prospectar parcerias futuras.
Durante a visita, sob a orientação do professor, pesquisador e criador da tecnologia, Luís Guilherme, os visitantes exploraram os módulos tanque de Peixe, Galinheiro, Compostagem, Minhocário e Produção de Hortaliças presentes no NDR. A cada módulo apresentado, foram discutidos os benefícios ambientais e sociais da tecnologia. Outro momento importante foi a visita à comunidade de Enseada do Engenho, onde os visitantes conheceram o seu Antônio Bogea, um dos beneficiários do Sisteminha. Lá, puderam observar de perto como a tecnologia está sendo aplicada nas comunidades, fortalecendo a agricultura familiar e melhorando a qualidade de vida dos moradores locais.
O Sisteminha, é uma tecnologia social que permite que famílias se alimentem do que produzem em seus quintais e ainda possibilita a comercialização do excedente. Há 21 anos essa tecnologia vem transformando vidas por meio da produção sustentável e integrada de alimentos. Conteúdo EC