25 trabalhadores são encontrados em condições análogas a escravidão em Balsas, Maranhão

As fiscalizações aconteceram entre os dias 11 e 22 de outubro e foram verificados que os trabalhadores viviam em situações degradantes como pouco acesso à comida, não possuíam equipamentos de segurança além de serem impedidos de sair.

A Defensoria Pública da União (DPU), após fiscalizações de locais denunciados, resgatou 25 trabalhadores em condições análogas à escravidão na cidade de Balsas, localizada no sul do Maranhão.

As fiscalizações aconteceram entre os dias 11 e 22 de outubro e foram verificados que os trabalhadores viviam em situações degradantes como pouco acesso à comida, não possuíam equipamentos de segurança além de serem impedidos de sair.

O primeiro local verificado, uma fazenda, foram resgatados seis trabalhadores. Eles estavam alojados em barracos de lona, com alimentação sendo preparada em fogueiras e só podiam tomar banho num rio em que também utilizavam a água para beber e cozinhar. No segundo local, também uma fazenda, foram resgatados coletores de pequi.

O terceiro local fiscalizado seria uma área de construção civil, porém era um alojamento para carvoarias.

Ao todo houve o pagamento de cerca R$ 100 mil de verbas trabalhistas. Segundo a DPU, os trabalhadores resgatados receberão suporte psicológico pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Com informações Oimparcial/ Foto: DPU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco!