Integrantes do grupo Juventude Livre, um dos que compõe o movimento juvenil em Arari, realizaram uma sequência de visitas a gestores setoriais da Prefeitura de Arari, dentre os gestores se reuniram com o vereador licenciado e secretario municipal de educação Marcelo Santana.
A iniciativa teve por meta a apresentação de demandas da juventude local, no sentindo de discutir ações que integrem a sistematização de uma política de juventude no âmbito do município de Arari.
Segundo os organizadores do ciclo de visitas aos gestores municipais, o intuito da iniciativa do grupo era conhecer as propostas de todos os órgãos do governo municipal voltadas para a juventude e dialogar com gestão municipal a respeito do tema.
A partir disso, foram também apresentadas propostas que os integrantes entendem como prioritárias para a política pública municipal de juventude. A ideia era obter uma visão geral das metas do governo e contribuir com ideias originadas nas discussões do próprio grupo juvenil.
A Juventude Livre é um excelente exemplo de jovens ararienses proativos, inteligentes e com a verdadeira responsabilidade cidadã de construir de forma participativa, políticas públicas para os jovens de Arari. A iniciativa de estarem conhecendo os setores públicos que compõem a administração municipal é um exemplo. Onde estão indagando os secretários e diretores de departamentos acerca das pastas, bem como deixando sugestões pertinentes, além de estarem solicitando soluções para as demandas que eles entendem como necessárias para o bom funcionamento do município. Por exemplo, uma das solicitações da Juventude Livre foi sobre a necessidade de qualificação técnica profissional para os jovens do nosso município. Logo após, o Prefeito Rui Filho, em reunião que tivemos com o Secretário de Educação do Estado Felipe Camarão, solicitou o IEMA vocacional tecnológico para o município de Arari, onde foi de imediato atendido.Disse o vereador licenciado e secretario de Educação Marcelo Santana