Diante das últimas ocorrências de invasão, tentativas de acesso não autorizado e ameaças de intrusão a unidades de ensino no país e no Maranhão, em particular, e considerando o estado de preocupação de familiares dos alunos ararienses, a Secretaria de Educação de Arari (Semed), em acordo com o prefeito Rui Filho, decidiu iniciar medidas preventivas nas escolas do município:
Na segunda-feira (10), iniciou-se ação de monitoramento nas escolas da sede pela Guarda Civil Municipal (GCM), com atenção redobrada nos horários de entrada e saída dos alunos. A medida é extensiva, inicialmente, aos povoados Aranha e Bamburral, sendo gradativamente ampliada a outras comunidades, com apoio de forças de segurança pública auxiliares.
O Setor Jurídico da Semed está distribuindo Ofício Circular às unidades de ensino, com o qual estabelece um protocolo de segurança com orientações básicas, de modo a potencializar a defesa do alunado e dos profissionais da educação. Este, posto em prática da forma mais natural possível, para que não se dê espaço a um clima organizacional de tensão e mal-estar.
Orientações a agentes de portaria, gestores e supervisores sobre cuidados redobrados a serem tomados, evitando portões abertos fora dos horários mínimos necessários, não permitindo entrada de pessoas estranhas nas unidades de ensino (a exemplo de vendedores ou quaisquer desconhecidos).
No caso de crianças mais novas, a retirada de alunos das escolas, ao fim das aulas, somente será permitida a pais e responsáveis, outro familiar ou cuidador previamente inscritos nas unidades de ensino para esse fim.
A Semed recorrerá também à Polícia Militar e à Polícia Civil, para orientação a gestores e supervisores, com realização de treinamento sobre medidas de segurança nas unidades de ensino.
Ressalta-se, até o momento, não haver casos suspeitos ou deameaça a alunos e a estabelecimentos de ensino no âmbito local. Ainda assim, orienta-se que pais e responsáveis fiquem atentos quanto a cuidados preventivos de segurança das crianças.
Acesse a íntegra da nota em PDF
Rui Filho,
prefeito
Marcelo Santana,
secretário