A Estação Conhecimento de Arari celebrou os 30 anos do ECA discutindo os desafios do sistema de direitos.

A Estação Conhecimento Arari, enquanto Organização Social, atua na proteção integral de centenas de crianças e adolescentes, garantindo os direitos à educação, à alimentação, ao lazer, à cultura, à profissionalização, dentre outros que são garantidos também através da articulação com demais instâncias, como por exemplo, o poder público.

Para celebrar esse marco na vida das crianças e adolescentes, a EC Arari voltou parte da programação da semana para disseminar muita informação às famílias dos atendidos e aos educadores: panfletos, vídeos, podcasts e jogos informativos foram divulgados.

O painel aconteceu via zoom e foi destinado aos educadores da EC Arari, que avaliaram o momento positivamente. Tatiane Lopes, Assistente social da organização, também comenta a programação:

Visamos o compartilhamento de informações para que pudesse alcançar as famílias nesse período de distanciamento social. Fez-se necessário também discutir a garantia de direitos desse público, pois estamos perpassando por um momento de pandemia no qual as crianças e adolescentes não podem ter seus direitos negligenciados e não podem ser expostos a nenhuma situação de risco ou violência. Compreendendo a importância das parcerias para a proteção dessas crianças e adolescentes, a EC convidou os membros de instâncias municipais para participarem desse diálogo e refletirmos em conjunto sobre os desafios nesse período de pandemia.

Para finalizar a semana, na sexta-feira (17) foram lançados PodCasts para os públicos adulto e infantil com diversos convidados: a sra. Vera – representante do Conselho de famílias da EC Arari – e a sra. Antônia Inês Almeida Coelho, ambas mães de crianças atendidas pela EC, comentaram sobre o papel da família na proteção dos direitos e como a família pode ser parceira das demais instituições, em um bate-papo com a psicóloga da organização, Nadya Pereira. Outro convidado foi o Ailton Barros – presidente do CMDCA – comentando mais especificamente o papel do órgão na garantia de direitos adquiridos pelo ECA. Teve ainda podcastinho com a atendida Fernanda Elaine e a pedagoga da EC Arari, Rosana Fernandes. Para ouvir esses e outros podcasts produzidos pela Estação Conhecimento de Arari, clica aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco!