ALERTA: Mosquito da dengue põe risco de surto da doença em Arari

Em entrevista Rádio Progresso FM local, na manhã desta quinta-feira (13), agentes de endemia do serviço público de saúde de Arari esclareceram a notificação de aumento de larvas do mosquito Aedes Aegypti, agente transmissor da dengue, no município.

Os profissionais da saúde destacaram o risco de proliferação da doença e de um surto de infestação do mosquito, caso a população não tome os cuidados de combate ao Aedes Aegypti, em colaboração com o serviço de saúde local.

Em cooperação com a Secretaria de Estado da Saúde, a secretaria de saúde de Arari está iniciando ações de campanha de bloqueio de ruas para nebulização, em pontos da cidade suspeitos de serem foco de proliferação da larva hospedeira do mosquito transmissor da doença.

Os profissionais de saúde ressaltaram que o serviço de saúde local não tem condições de atender adequadamente a demanda de tratamento, em caso de um surto da doença. Destacaram também que a dengue pode levar à morte, sobretudo em casos do tipo hemorrágica.

 Destacaram ainda a necessidade de que a população notifique o serviço de saúde, mesmo em caso de exames e tratamento particular ou fora do município. A medida é necessária, para que se tenha a real dimensão do problema e se criem estratégias adequadas de enfrentamento, em colaboração com o Governo do Maranhão.

Em nota publicada nesta quinta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde de Arari alerta a população sobre o estado de risco e pede a colaboração de todos para enfrentamento do problema, para minimização do perigo de surto local da dengue. Com informações ArariNews/ Foto: Istoé Dinheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *