ARARI DÁ INÍCIO À JORNADA PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES

 

Deu-se início nesta terça feira, 30, a jornada pedagógica para professores da rede municipal de ensino de Arari. O evento marca o começo das atividades do ano letivo de 2018 para os profissionais da educação.

O encontro ocorreu na Casa do Professor e teve como palestrante inicial Alex Corrêa, filho da terra, pedagogo, mestrando em avaliação educacional, especialista em supervisão escolar, metodologia da alfabetização, avaliação da aprendizagem e institucional.

Palestrante Alex Corrêa

Na pauta, o palestrante fez referências às mudanças no currículo nacional em função da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus impactos na adequação do currículo oficial da rede e das escolas. Apresentou dados relevantes sobre o desempenho do município e suas escolas na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), Prova Brasil e Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) apontando os desafios pedagógicos e de gestão na busca por da qualidade do ensino e melhoria dos indicadores educacionais. Segundo Alex, “os resultados da rede municipal de ensino e suas escolas nas avaliações nacionais são fundamentais como elemento de diagnóstico da qualidade do ensino e ponto de partida para o planejamento curricular da escola. Com esses indicadores, temos um retrato da nossa realidade comparada às demais redes nos cenários estadual e nacional e traçamos metas claras e tangíveis para cada escola e para rede como um todo.” Destacou que, embora abaixo do patamar desejado pela rede, Arari se destaca no cenário estadual à frente da maior parte das redes municipais, estando entre os 10 municípios com o melhor IDEB no estado e tendo alcançado a meta projetada para a última edição do indicador.

Porém, o ponto de destaque da pauta foi a apresentação e aprovação da Sistemática de Avaliação, documento oficial que padroniza as orientações e procedimentos da avaliação da aprendizagem realizada em sala de aula das unidades de ensino da rede. A esse respeito, Alex Corrêa que trabalhou como assessor da secretaria municipal de educação na elaboração da sistemática destacou: “a elaboração da sistemática de avaliação é uma conquista da Semed e dos profissionais das escolas considerando a importância das orientações padronizadas e alinhadas em relação a como se avalia na escola. A elaboração se iniciou no ano passado com diversos encontros com supervisores e gestores escolares e agora foi a vez dos professores que se apropriaram das orientações, discutiram pontos nevrálgicos e, agora, passam a ter um documento oficial de referência para o desenvolvimento da prática avaliativa na escola”.

No primeiro dia de encontro, participaram pela manhã professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, à tarde estiveram presentes os professores dos anos finais do Ensino Fundamental e, à noite, participaram professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, num total de 400 professores, equipe de supervisores e técnicos da secretaria de educação.

A jornada terá continuidade hoje com a apresentação do sistema informatizado de gestão também nos três turnos; os professores farão seus planos na quinta e sexta feira, dias 1 e 2, e iniciarão as aulas com os estudantes na segunda feira, dia 5.

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