Cartório Eleitoral realiza recadastramento biométrico em Arari sem prazo limitado

O cadastramento biométrico eleitoral ainda não é obrigatório em Arari, mas em algum momento será necessário para a realização das eleições. Mas o cartório eleitoral  de Arari buscar incentivar as pessoas a não deixarem o recadastramento para a última hora.

A medida tenta evitar sobrecarga de trabalho e número excessivo de eleitores para cadastramento em curto período de tempo, quando o uso da biometria for de caráter obrigatório e seu cadastramento determinado por edital, com período de recadastramento delimitado.

Esse é o caso do Cartório Eleitoral de Arari, que atende a 27ª Zona Eleitoral do Maranhão, com 22.528 eleitores em 2018, o que representa 77% da população local estimada em 29.388 habitantes, conforme dados do IBGE e TRE, de janeiro deste de 2018.

Vista do Cartório Eleitoral de Arari, situado na rua João Inácio Garcia próximo à Vila Ferrolho (Foto: Ademir Morais)
 (Foto: Ademir Morais)

Arari é um dos municípios maranhenses com recadastramento eleitoral biométrico em andamento. Na cidade, cerca de 40 atendimentos são realizados por dia, desde o início de 2017, no Cartório Eleitoral, localizado na rua João Inácio Garcia, no Centro, mediante retirada de senha de atendimento, às 8 horas.

Embora recomendado o recadastramento imediato, seguindo o cronograma ainda sem estipulação de prazo final, a medida ainda não é um fator que torne o eleitor arariense passível de cancelamento do seu título eleitoral e seja totalmente impedido de votar em 2018.

“O atendimento ao eleitor continua regularmente no Cartório Eleitoral de Arari, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, exceto feriados. Aqui, o cadastramento biométrico será suspenso em 9 de maio, assim como o atendimento em geral, em virtude do início dos preparativos para as eleições de 2018” – informou o chefe do Cartório Eleitoral de Arari, Walter Castelo Branco.

“Logo após o processo eleitoral, serão retomadas atividades de atendimento ao eleitor, e consequentemente, se reiniciará o recadastramento biométrico para os eleitores ainda pendentes de registro da impressão digital. De qualquer forma, recomendamos que o eleitor proceda o quanto antes com a atualização cadastral e registro da identificação digital” – acrescentou Branco.

O cartório eleitoral de Arari poderá fazer plantões nos finais de semana no mês de abril , para atender a demanda.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco!