Estação Conhecimento impulsiona a Segurança Alimentar com povoamento de galinheiros em comunidades locais de Arari

A Estação Conhecimento de Arari, através do Núcleo de Desenvolvimento Rural (NDR), em parceria com a Embrapa Cocais, tem sido um pilar crucial no processo de implementação da Tecnologia Sisteminha Embrapa/UFU/Fapemig nas comunidades ararienses.

Esta iniciativa destaca não apenas o compromisso da EC Arari com a comunidade, mas também o empenho do NDR em promover tecnologias rurais sustentáveis e de baixo custo.

As vinte famílias de diversas comunidades locais receberam 20 pintos da raça Bankiva (ave de porte pequeno, que permite uma melhor acomodação de aves/m², menor consumo de ração/ave, boa vida útil produtiva, podendo chegar a 300 ovos/ciclo) em seus respectivos galinheiros.

Esta etapa se alinha à série de atividades que o projeto tem realizado desde 2022 por meio do Sisteminha/Embrapa, incluindo oficinas de orientação, instalação de tanques para criação de peixes e hortas suspensas. Tudo isso ressalta a relevância e a capacidade transformadora da iniciativa, corroborada pelo trabalho contínuo do NDR em sua busca por soluções rurais inovadoras.

O Sisteminha Embrapa tem como foco a produção integrada de alimentos, configurada para sustentar nutricionalmente uma família de até cinco membros, conforme padrões da Organização Mundial da Saúde. Foi no ambiente fértil de experimentação do NDR que a implementação desse sistema encontrou terreno propício para florescer e se expandir para as comunidades circundantes.

Esta trajetória só reitera o compromisso da EC Arari e do NDR em oferecer à comunidade local recursos sustentáveis e práticas que, mais do que garantir segurança alimentar, fortalecem a autonomia e a resiliência das famílias.

O NDR da EC Arari não é apenas um segmento operacional, mas uma vanguarda na experimentação e propagação de inovações rurais que se alinham com a sustentabilidade. Esse núcleo tem como missão principal potencializar o acesso a alimentos de qualidade e fortalecer a agricultura familiar. O foco é claro: contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população local e impulsionar o desenvolvimento do território.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco!