Justiça concede saída temporária de Natal para 510 presos do Maranhão

Do G1 MA

Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA) (Foto: Reprodução/TV Mirante)Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA) (Foto: Reprodução/TV Mirante)

O benefício da saída temporária de Natal foi concedido pela Justiça para 510 presos do sistema prisional do Maranhão, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP). A saída dos detentos beneficiados começa nesta quarta-feira (21).

A Portaria nº 040/2016 assinada pela juíza titular da 1ª Vara de Execuções Penais, Ana Maria Almeida Vieira, determina o retorno dos internos ao sistema prisional até às 18h de terça-feira (27). Os que não retornarem até o fim do prazo, passam a ser considerados foragidos da Justiça.

Ainda de acordo com a portaria, os dirigentes de estabelecimentos prisionais têm até às 12h do dia 29 de dezembro para informar ao Juízo sobre o retorno dos internos e/ou eventuais alterações.

Segundo a juíza titular da 1ª VEP, na mais recente saída temporária autorizada pela VEP, cerca de 94% dos beneficiados retornaram aos estabelecimentos prisionais de origem.

Entre as condições exigidas para os beneficiados pela saída, a de não portar armas, não ingerir bebidas alcóolicas, não frequentar bares, festas e/ou similares e recolher-se às suas (deles) residências até às 20h. Para homologar a liberação, a Justiça também ouve o Ministério Público e a administração penitenciária.

One thought on “Justiça concede saída temporária de Natal para 510 presos do Maranhão

  1. Isso é a maior vergonha do sistema penal brasileiro, em nenhum outro país do mundo tem isso, além de boa parte não voltar, a criminalidade aumenta nesse período, pois muitos aproveitam para cometer atos delituosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco!