LUTO NA CULTURA: Corpo de João Chiador é velado na Casa do Maranhão.

O corpo do cantor e compositor João Costa Reis, o João Chiador, é velado na manhã desta segunda-feira (7), na Casa do Maranhão, região central de São Luís (MA). O velório para a família teve início nas primeiras horas da manhã, às 6h, reservado à família e amigos. Às 8h, o velório foi aberto ao público. Ele morreu neste domingo (6) após sofrer uma parada cardiorrespiratória em casa.

Às 10h, o corpo de João Chiador será levado para a sede do Boi de Ribamar, em São José de Ribamar, onde era cantador desde 1993. Pela tarde, às 16h, o cortejo segue rumo ao Cemitério Jardim da Paz, na Estrada de Ribamar, onde o corpo será enterrado.

Amigos, fãs e artistas prestaram as últimas homenagens na despedida de uma grande referência da cultura popular do Maranhão.

Morre aos 78 anos, o poeta e cantador de toadas do Boi de São José de Ribamar, João Chiador. (Foto: Antonio José / Divulgação)

Morre aos 78 anos, o poeta e cantador de toadas do Boi de São José de Ribamar, João Chiador. (Foto: Antonio José / Divulgação)

As prefeituras de São Luís e São José de Ribamar decretaram luto oficial de três dias pelo falecimento do poeta, compositor e cantador João Chiador. O governo do Maranhão emitiu uma nota de pesar lamentando a morte do cantor e compositor e enviou coroas de flores.

A ex-governadora Roseana Sarney, admiradora pessoal de João Chiador, usou as redes sociais para lamentar a morte do cantor e compositor. “Minha solidariedade e carinho à família do poeta. O Maranhão e o Brasil perdem um símbolo de sua cultura”, afirmou.

Trajetória

João Chiador tinha mais de sessenta anos de carreira dedicados ao bumba meu boi do Maranhão. Conhecido pela voz marcante e grandes toadas, a exemplo de “São Luís Cidade dos Azulejos”, Chiador foi cantador do Boi da Maioba, onde ficou por mais de três décadas, e integrava atualmente, desde os anos 1990, o Boi de Ribamar.

Relembre entrevista de João Chiador ao Repórter Mirante em 2015

Relembre entrevista de João Chiador ao Repórter Mirante em 2015

Em 2016, já lutando contra a diabetes e o mal de Alzheimer, João Chiador teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Na época, precisou ficar internado por vários dias no Hospital Carlos Macieira, em São Luís.

 Do G1 MA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco!