Maranhão participa de edital para investimento em saneamento do BNDES

Foto: Reprodução

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) lançou nesta quinta (23) os editais para a contratação de estudos para investimentos em saneamento dos Estados que se habilitaram a participar do programa de concessões do governo para o setor.

O primeiro lote inclui seis Estados: Pernambuco, Maranhão, Pará, Amapá, Sergipe e Alagoas.

Dezoito consórcios se habilitaram para participar. Os vencedores farão estudos sobre as melhores alternativas para cada Estado.

Com o programa, o banco quer atrair investimento privado para acelerar os investimentos para universalização dos serviços de saneamento. Um estudo do Instituto Trata Brasil mostra que o setor recebeu investimentos médios de R$ 12 bilhões por ano e teve poucos avanços nos indicadores de atendimento à população entre 2011 e 2015.

Nesse ritmo, as metas de universalização só seriam atingidas após 2050. ­O Plano Nacional de Saneamento Básico, lançado em 2013, estipula o ano de 2033 como meta para o atendimento universal. De acordo com os dados, apenas 50,26% da população era atendida com redes de esgoto em 2015.

Mas a privatização não é a única alternativa. Entre as opções, estão parcerias público-­privadas, concessão total ou parcial e a privatização. A única exigência é que os contratos tenham metas de universalização dos serviços

Segundo o Trata Brasil, 70% da população brasileira ainda é atendida por empresas estaduais. A entidade também defende a parceria com empresas privadas, em lugar da privatização, como melhor alternativa para atrair investimentos.

 

Do Jornal Pequeno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco!