O Papa Francisco disse a integrantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que não visitará o Brasil neste ano para participar das comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Havia expectativa da presença do Papa no evento desde que ele prometeu, em 2013, voltar ao Brasil em 2017.

O Papa Francisco comunicou a decisão dele no fim do ano passado, em visita de bispos brasileiros ao Vaticano. Na avaliação de um integrante da CNBB, o Papa Francisco tem um cuidado especial em evitar viagens a países que enfrentam um momento político mais delicado para não ser usado por nenhuma das partes envolvidas no debate.

Da mesma forma, ele costuma evitar viajar para países em ano eleitoral, o que impediria uma nova visita ao Brasil em 2018.

Segundo este integrante do episcopado brasileiro, o Papa Francisco foi cuidadoso durante todo o processo de impeachment da ex-presidente Dilma para evitar a politização de suas palavras pelos grupos políticos em disputa no país.

Antes disso, em 03 de setembro do ano passado, o Papa chegou a afirmar que não sabia se seria possível visitar o Brasil em 2017. A fala de Francisco foi durante a cerimônia de inauguração de uma estátua de Nossa Senhora Aparecida nos jardins do Vaticano.

“Estou contente que a imagem de Nossa Senhora Aparecida esteja nos jardins. Em 2013, eu tinha prometido voltar ao Brasil. Não sei se será possível, mas, pelo menos, agora terei (Aparecida) mais perto de mim”, afirmou Francisco na ocasião.

Em seguida, ele pediu que todos rezassem “para que Nossa Senhora Aparecida” protegesse o Brasil, todo o povo brasileiro, “neste momento triste”.