PF faz operação em combate à caça de animais silvestres no Maranhão

Do G1 MA

Operação ASAS da Polícia Federal no Maranhão para combater caça ilegal a animais silvestres (Foto: Dilvulgação / PF)Operação ASAS da Polícia Federal no Maranhão para combater caça ilegal a animais silvestres (Foto: Dilvulgação / PF)

A Polícia Federal realizou na manhã desta sexta-feira, em Rosário, distante 46 km de São Luís, a Operação “ASAS” para combater a caça ilegal de animais silvestres na Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), localidade utilizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para tratar animais e devolvê-los à natureza. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas residências de caçadores. Os 30 policiais federais tiveram o apoio de servidores do Ibama.

Em 2009, a Operação Oxóssi culminou com a prisão de nove pessoas no Maranhão. Na oportunidade, a Polícia Federal combatia o tráfico internacional de animais silvestres e deflagrou as ações em nove estados. Do Maranhão saíram principalmente as aves silvestres, que são justamente os animais mais comuns em apreensões de tráfico.

Vários animais silvestres foram apreendidos em operação da Polícia Federal no Maranhão (Foto: Dilvulgação / PF)Vários animais silvestres foram apreendidos em operação da Polícia Federal no Maranhão (Foto: Dilvulgação / PF)

Segundo a ONG WWF Brasil, este comércio ilegal de animais silvestres movimenta US$ 10 bilhões por ano em todo o mundo. Isto pelo fato de esta ramificação criminosa perder apenas para os tráficos de drogas e de armas, respectivamente.

O Ibama diz que a maior parte das capturas dos animais ocorre no Maranhão, Bahia, Ceará, Piauí e Mato Grosso. Enquanto que o consumo maior parte de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco!