Prefeitura de Arari e Governo do Estado concluem obra no Lago da Morte

Prefeito Djalma Melo

O Governo do Estado lançou o programa ‘Diques da Produção’ para atender antigo anseio da população da Baixada Maranhense, que sofre, historicamente, com a entrada de água salgada pelos talvegues naturais (igarapés) nas áreas mais baixas da região. Em solenidade realizada nesta terça-feira (12), no Palácio dos Leões, o governador Flávio Dino fez o anúncio do investimento de R$ 15 milhões, nesta primeira etapa, que beneficiará 35 municípios da região.

Os ‘Diques da Produção’ têm o objetivo de garantir a contenção de água doce e o combate da salinização dos campos naturais inundáveis e implantar grandes canais que permitirão armazenar água para desenvolver projetos nas áreas da piscicultura, agricultura, pecuária, e, ainda, fazer recargas de água subterrâneas e melhorias do clima da Baixada Maranhense.

Em Arari, um dos primeiros dos primeiros dos 35 municípios beneficiados com a iniciativa, passou por recente escavação em áreas do campo inundável conhecido como Largo da Morte, para disposição de um dique com 1,2 km de comprimento, 14 metro de largura e 2,5 m de profundidade.

“O objetivo desse dique é armazenar água no período de estiagem, além de segurar o pescado nativo do período invernoso” – destacou o prefeito Djalma, que acompanhou de perto a obra de escavação, inclusive pela questão ambiental.

O dique, que é uma solicitação de pescadores e ribeirinhos da região do Lago da Morte, durante visita do prefeito no inverno passado e viabilizada em parceira com o programa Diques de Produção, do Governo do Maranhão, e teve obras concluídas na manhã deste domingo (7), com presença do prefeito Djalma Melo, do secretário municipal de obras, Raimundo Moraes; do secretário municipal de Meio Ambiente, Jocei Jardim Ribeiro, e outros integrantes da equipe de governo.

Obra no Lago da Morte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco!