Secretário de Educação de Arari se pronuncia após ter nome de Arari na suposta lista de fraude do FUNDEB

Um blog divulgou uma lista de 137 prefeituras que estariam sendo investigadas pela Polícia Federal e pelo MPF sob suspeita de usar “alunos fantasmas” para burlar  os dados do censo escolar e conseguir mais recursos do governo federal.

Segundo reportagem do Fantástico, o golpe é aplicado de duas maneiras: numa delas, os dados de pessoas reais são usados clandestinamente. Outra fraude é a criação de alunos fantasmas. A cidade de Arari, aparece na lista divulgada e reproduzida pelo Blog do Julio Diniz.

Porém, os dados disponíveis pelo Ministério da Educação mostram exatamente o contrário e que o município de Arari apresenta, segundo o relatório preliminar da Secretaria Municipal de Educação.

O blog procurou Marcelo Santana , secretário de educação do município para saber  sobre o assunto. “Esse caso no geral, entendemos que se há suspeita, é correta haver averiguação. Em relação a Arari em específico, só podemos falar com propriedade sobre o Censo Escolar a partir de 2013 até a presente data, onde afirmarmos com certeza absoluta que não há qualquer alteração de dados no sentido de burlar a lei e obter irregularmente no aumento do FUNDEB do município de Arari. Para tanto, demonstramos os números referentes à nossa gestão, comprovando na verdade, que perdemos uma certa quantidade de alunos, como mostramos abaixo”.

CENSO ESCOLAR DE ARARI MARANHÃO 2013 A 2019

Total de alunos por ano.

2013 – 6.931 alunos

2014 – 6.682 alunos

2015 – 6.875 alunos (aumentou por conta da passagem dos alunos do fundamental da rede estadual para a municipal)

2016 – 7.020 alunos (aumentou por conta da municipalização da Escola Paulo Pereira Rêgo)”

2017 – 6.781 alunos

2018 – 6.495 alunos

2019 – 6.325 alunos (esse total será confirmado no diário oficial da união no início de 2020)

Fonte: INEP/MEC

Vale ressaltar, que até o momento na há um parâmetro real, um critério definido para esses municípios estarem nessa “lista”, contudo, estamos totalmente tranquilos quanto ao nosso Censo Escolar nesses anos que estamos na gestão. É determinação do Prefeito Djalma Melo informarmos somente o que temos de fato na rede municipal e nada além do que temos. E assim trabalhamos na Secretaria Municipal de Educação.
Por fim, disponibilizamos também, o link oficial do INEP/MEC para pesquisa de qualquer cidadão arariense que por ventura tenha interesse em analisar o censo de nosso município.

http://inep.gov.br/web/guest/dados/consulta-matricula

Com informações da semed Arari

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *